Três perguntas para Mônica Fontes, presidente do Atibaia e Região Convention Bureau

Continua depois da publicidade

À frente do ARC&VB está a empresária Mônica Rubia Fontes, que entrou como associada em agosto de 2014 e já sendo eleita presidente em 2015 . Mônica conversou com o DIÁRIO e falou sobre sua atuação.

Redação do DIÁRIO

Os Convention & Visitors Bureau (CVB) são entidades reconhecidas mundialmente como receita de sucesso para o fomento da atividade econômica e do turismo de negócios através de entidades agindo na captação de eventos e na divulgação dos atrativos turísticos de uma cidade ou região para aumentar o fluxo de visitantes. O Brasil ganhou muitos conventions nos últimos anos, sinal da profissionalização dos empresários do segmento.

Veja também as mais lidas do DT

Um deles é o Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB). Nele estão associados empresas e associações do trade turístico, entidades dos setores produtivos da indústria e do comércio, grupos lojistas, órgãos governamentais e outros segmentos como fornecedores, prestadores de serviços etc de 12 cidades do Circuito Entre Serras e Águas, no Estado de São Paulo.

À frente da entidade é a empresária Mônica Rubia Fontes, que entrou como associada em agosto de 2014 e em 2015 foi eleita presidente. Mônica conversou com o DIÁRIO e falou sobre sua atuação.

Acompanhe: 

DIÁRIO- Há quanto tempo está à frente do ARC&VB e qual o desafio para a entidade em 2017?

Mônica Fontes: entrei como associada do ARC&VB em agosto de 2014 e fui eleita presidente um ano depois. O principal desafio que tínhamos na época era ampliar o quadro de associados, fortalecer a entidade e unir esforços com um único objetivo de desenvolver o turismo regional. Esta união amplia a demanda de produtos turísticos valorizando, ainda mais, a nossa região.

Hoje, nosso foco é atender a expectativa dos nossos associados, gerar retorno direto às empresas, divulgar o destino turístico e agregar maior valor à região através de projetos e ações junto aos Comturs e secretarias de turismo.

DIÁRIO- Atibaia e o ARC&VB já são referências para outros destinos nos quesitos de gestão de infraestrutura turística e sensibilização?

Mônica Fontes: Atibaia vem em crescente ascensão no setor de turismo de negócios devido a infraestrutura hoteleira. Temos mais de 6 mil leitos e 130 salas e espaços para eventos na região. Estamos próximos da capital paulista, dos aeroportos e no entrocamento de duas grandes e principais rodovias do estado. Podemos destacar o turismo de lazer e sua variedade de atrativos, como roteiros religiosos, culturais, ecoturismo e aventura, náutico, rural e gastronômico. Estamos localizados no Circuito Entre Serras e Águas, repleto de belezas naturais e o principal sistema que abastece a capital com suas represas.

A infraestrutura turística é um ponto em constante desenvolvimento e muito dinâmico, sempre há o que fazer e cada vez mais devemos nos atentar ao mercado e suas  tendências. E isso nos leva a um trabalho sério no turismo. Atualmente, estamos focados em um projeto de sensibilização dos empresários para questões sustentáveis em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ.  O hóspede poderá contribuir com esta ong através de sua estadia nos meios de hospedagens participantes do projeto, permitindo sua continuidade nos trabalhos realizados na conservação da biodiversidade, estudos e preservação do meio ambiente em todo o país. Principalmente no Sistema Cantareira, localizada em nossa região e principal reservatório do estado.

DIÁRIO- O que é mais difícil na gestão? Todos os municípios estão inseridos com representantes no ARC&VB?

Mônica Fontes: A entidade abrange 12 municípios (Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem) onde há participação de empresários ou representantes do setor público em reuniões, ações e projetos. Nossa maior dificuldade é estreitar o relacionamento entre todos os municípios e difundir a ideia do associativismo no setor turístico.

Como somos uma entidade sem fins lucrativos e mantida pela iniciativa privada, todas as ações e projetos são realizados através da contribuição mensal de nossos mantenedores, empresários que visam o fomento da atividade na região. Portanto o desafio existe, mas essa união é extremamente possível e promissora, já que o turismo na região cresce a cada ano, gerando desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida para a população.

No leque de produtos e projetos desenvolvidos pelo ARC&VB e que são realizados com os sócios dos municípios associados: o Turista+; Clube Convention + Beneficios,;  II Fórum de Turismo de Atibaia e Região em maio de 2017 (o primeiro foi em setembro de 2016); o calendário regional de cultura e eventos, diretório regional e a Rodadas de Negócios

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade