(Edição do DT com agências)
O diálogo do cinema com outras artes, como a literatura, a música e o teatro na construção da crítica política de nosso tempo é o fio condutor da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que começou em 12 de agosto em São Paulo e passou por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória, chega neste dia 1º de setembro ao Centro Cultural São Paulo. A Mostra acontece até 12 de setembro, realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o Sesc-SP, o Sesc-Glória (Espírito Santo), o Centro Cultural Banco do Brasil e o Centro Cultural São Paulo.
Esta edição é a maior já promovida, com uma programação de mais de 30 filmes e diversas atividades abertas ao público.
Veja também as mais lidas do DT
Este ano, o Museu da Imigração passa a ser parceiro da Mostra Mundo Árabe. Além de exibir curtas que participaram do concurso Os Árabes e a 25 de Março, o Museu sediará um debate sobre imigração. A Mostra, desta forma, torna-se um espaço de reflexão para as dimensões históricas contemporâneas da questão da migração árabe ao Brasil.
10 anos de cinema árabe no Brasil
Referência como evento cinematográfico, a Mostra Mundo Árabe de Cinema consagra-se em 2015 como evento internacional, aproximando o público da produção cinematográfica do mundo árabe e de outros países que abordam a temática árabe, como produções europeias e latinas.
A Mostra vem, ano a ano, contribuindo para dialogar com a sociedade brasileira e mostrar uma parte considerável da cultura árabe para esse público. “Não só a cultura árabe do passado, mas a cultura árabe do presente, que é muito viva. Mostrar as questões sociais, sociológicas, antropológicas, porque cultura é isso. Cultura não é uma coisa estática. É algo muito dinâmico”, ressalta sua idealizadora, Soraya Smaili.
A programação completa da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema está no site https://www.mundoarabe2015.icarabe.org/inicio