InícioAviaçãoVendaval cancela mais de 300 voos em SP e...

Vendaval cancela mais de 300 voos em SP e afeta operação nacional

Os principais aeroportos de São Paulo seguem enfrentando reflexos do vendaval que atingiu a região metropolitana entre quarta feira (10) e hoje.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do portal g1

A ventania, classificada como inédita pelos meteorologistas por combinar rajadas intensas sem chuva associada, desestruturou a operação aérea no estado e provocou ajustes emergenciais na malha. O impacto foi imediato: terminais passaram a registrar cancelamentos em sequência e dificuldades operacionais, elevando o total de voos suspensos para mais de 300 em apenas dois dias. A instabilidade também se espalhou para outras capitais, refletindo a necessidade de reorganização do tráfego aéreo nacional.

Congonhas e Guarulhos registram cancelamentos em série

Entre quarta (10) e a manhã desta quinta-feira (11), Congonhas e Guarulhos acumularam 344 cancelamentos. Só nas primeiras horas do dia, 100 voos deixaram de operar.

Em Congonhas, foram 31 chegadas e 15 partidas canceladas nesta quinta. Na véspera, o volume foi ainda maior, com 88 pousos e 93 decolagens suspensas. O balanço parcial indica 227 cancelamentos no total apenas no terminal da zona sul.

Guarulhos também registrou ajustes significativos na malha. Desde quarta, foram 61 chegadas e 56 partidas canceladas. Apesar do impacto, a GRU Airport informou que as operações seguem normalizadas e que as equipes atuam para reorganizar os horários.

Vento extremo sem chuva surpreende especialistas

A ventania que atingiu São Paulo chamou atenção pela intensidade e pelo comportamento atípico. Segundo meteorologistas, foi a primeira vez que rajadas tão fortes ocorreram sem chuva ou tempestades associadas.

Na tarde de quarta-feira, Congonhas registrou ventos de 96,3 km/h, marca considerada excepcional para a área urbana.

Região enfrenta blecautes, lentidão e serviços suspensos

Os efeitos do vendaval se estenderam por toda a Grande São Paulo. Mais de 2 milhões de imóveis chegaram a ficar sem energia na quarta-feira. Na manhã desta quinta, ainda havia 1,5 milhão de residências e comércios sem luz, de acordo com a Enel.

A queda de energia afetou semáforos, abastecimento de água e mobilidade urbana.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 235 semáforos apagados por falta de energia, além de outros com falhas. Às 7h, a cidade enfrentava 203 km de lentidão.

Todos os parques municipais amanheceram fechados. A reabertura ao público está sendo avaliada caso a caso ao longo do dia, conforme as condições de segurança e infraestrutura.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque