O balanço de três dias – de 14 a 16 de abril – desta que é a maior feira B2B do turismo na América Latina, realizada no Expo Center Norte, na capital paulista superou as expectativas dos organizadores. De acordo com Bianca Pizzolito, diretora da WTM Latin America, “foram dias intensos e produtivos”. A executiva comemora não apenas o aumento no número de visitantes, que somou 29.969 representantes do trade do setor (5% a mais do que no ano anterior), como pela experiência oferecida ao visitante por destinos, produtos e serviços, distribuídos em 837 marcas, sendo que 23% fizeram a primeira apresentação no evento.
por Cecília Fazzini, especial para o DIÁRIO
Também as reuniões de negócios que, em números, totalizaram 500 encontros a mais em agendamentos, apenas nos dois primeiros dias do evento confirmaram, segundo ela, a ativação da vocação da feira para o business. O balanço é animador, apesar dos números ainda serem preliminares, informa a executiva.
Próxima edição
A data da próxima WTM já está marcada para se realizar entre os dias 14 e 16 de abril de 2026, retornando ao formato original de fazer o turismo da região da América Latina convergir para a capital paulista, entre 3ª. e 5ª. feiras.
Corredores lotados – no primeiro dia com 18% a mais de comparecimento, comparado à da data correlata no ano anterior e 7% a mais no segundo dia, o relato dos expositores, conforme Pizzolito, foi de que a rotina foi de “muito trabalho e muitos negócios”, espalhados pela área de 8.027 metros quadrados do pavilhão, 10% superior ao espaço destinado em 2024.

O apelo para vivências plenas
“Where Tech Meets Touch”, na melhor tradução: “Onde a Tecnologia Encontra o Toque” , proposta para reproduzir o desejado espírito da feira foi, de acordo com Pizzolito, foi contemplado na área de experiência do evento. “A proposta de conectar o visitante com a oferta de cada continente se tornou realidade”, confirma ela.
A presença marcante de empresas na área das operadoras de turismo, com estreia de 6 novas empresas, foi igualmente brindada pela porta voz da organização, o que, segundo ela, confirma a força do segmento emissivo, que se encontra à pleno vapor.
A inscrição de um número maior de trabalhos, num total de 164 cases a mais do que no ano anterior, concorrente ao prêmio de turismo responsável, representou outro recorde. E a diversidade também esteve fortalecida, segundo Pizzolito, com a participação do turismo afro e o de bases comunitárias.