InícioPolíticas de turismoMinistério do Turismo amplia capacitação e formalização no setor...

Ministério do Turismo amplia capacitação e formalização no setor turístico até 2027

O Ministério do Turismo oficializou a criação do Programa de Qualificação Profissional e Inserção Produtiva no Turismo, um eixo estratégico do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A iniciativa amplia políticas de capacitação para facilitar o acesso de trabalhadores ao mercado e ajustar a oferta de mão de obra às demandas do setor.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

A proposta não se limita à formação técnica. O programa pretende estimular emprego e renda, incentivar a formalização das atividades turísticas e fortalecer capacidades locais e regionais. A diretriz central é promover uma educação profissional inclusiva, com foco na redução de desigualdades sociais e territoriais, sobretudo em áreas historicamente com menor acesso à qualificação.

Aldo Valentim, diretor do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, destacou os avanços recentes. “Neste ano, o Ministério do Turismo ofertou 550 cursos e 15.233 vagas, em parceria com Senac, universidades e Institutos Federais. Com a Escola Nacional do Turismo, em Belém, foram ofertados 12 cursos e 4.840 vagas com foco na COP30”, afirmou.

A coordenação será conduzida pela Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, com execução descentralizada e flexível. O modelo prevê parcerias com governos estaduais e municipais, consórcios públicos, organizações da sociedade civil e instituições privadas, ampliando o alcance dos cursos.

Entre os projetos estruturantes previstos, estão a implantação das Escolas Nacionais de Turismo, o fortalecimento da plataforma EAD Qualifica Turismo e a atualização da Política Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT). O objetivo é alinhar diretrizes pedagógicas às metas de desenvolvimento do setor.

Até 2027, o Ministério estima qualificar 21 mil pessoas, com 164 cursos presenciais e a distância distribuídos pelo país. O cronograma prevê crescimento gradual: de 96 qualificações ofertadas em 2024 para 165 em 2027. A estratégia inclui a implantação de cinco Escolas Nacionais de Turismo, contemplando todas as regiões brasileiras.

A execução será acompanhada por indicadores de desempenho e relatórios semestrais da Secretaria Executiva do Ministério. Além do número de profissionais formados, a meta inclui reduzir a evasão escolar para menos de 40% até o final do ciclo.

Outro eixo de avaliação será o apoio à inserção produtiva dos alunos. O programa acompanhará parcerias locais e estimulará a formalização, por meio de iniciativas como o Cadastur e o MEI, para transformar a aprendizagem em oportunidades reais de negócios e empregos sustentáveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque