A edição deste ano reúne 250 estandes representando 1.300 marcas, mesas de negócios do Sebrae para 78 empresas, mesas redondas, mentorias e capacitações
Por Zaqueu Rodrigues e Mary Ellen Aquino
A 16ª edição do Festival das Cataratas foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (1) em solenidade realizada no Grand Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu (PR).
Pela primeira vez o evento é realizado sem a coordenação de Paulo Angeli, que se afastou do festival para assumir a secretaria de Turismo da cidade no início deste ano. A nova diretora do Festival das Cataratas é Mayara Angeli.
Veja também as mais lidas do DT
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu disse que a cidade está preparada para receber os turistas. “A ocupação hoteleira está excelente. Todos os finais de semana temos uma visitação muito interessante”, disse Angeli.
O festival é essencial para a cidade, apontou. O secretário adiantou que o 16ª Festival das Cataratas está maior e muito bonito. “Tenho a certeza de que vão gostar e gerar bons negócios”.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, ressaltou que a cidade é referência no combate à pandemia de coronavírus. “Hoje, 100% dos adultos acima de 18 anos estão vacinados com as duas doses da vacina”.
“Há oito dias não temos registrado óbitos na cidade pela covid-19. Isso é para ser comemorado. O nosso turismo vem progredindo mês a mês. Novembro foi o melhor mês do ano. E isso reflete no emprego”, apontou o prefeito.
Para Chico Brasileiro, o turismo será uma das alavancas do desenvolvimento do Brasil. “Com as novas tecnologias e inovações, todos vamos contribuir para colocar o turismo sempre no patamar do desenvolvimento nacional”.
O prefeito deu as boas-vindas aos profissionais do trade e autoridades e avisou que “Foz do Iguaçu é uma cidade acolhedora, multicultural e multirreligiosa. Vivam a energia do nosso povo, da Tríplice fronteira, das Cataratas”.
O presidente da Paraná Turismo João Jacob Mehl disse que o turismo está renascendo como uma ‘fênix’ após os profundos impactos da pandemia. “Nesses quase dois anos nenhum outro segmento de atividades passou por tantas dificuldades. O trade não deixou em momento algum de acreditar na recuperação e no ressurgimento do setor”.
Darci Piana, vice-governador do Paraná e presidente da FecomercioPR, ressaltou que o estado reúne uma diversidade de destinos e atrativos e que o turismo será ampliado com a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai e a duplicação da Rodovia das Cataratas.
“Temos a maior concentração de resorts do continente, e todos com investimentos da iniciativa privada. Dos 6 milhões de turistas estrangeiros do Brasil anuais, mais da metade entram por Foz do Iguaçu. Em breve estaremos comemorando a recuperação econômica”, disse.
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, lembrou que turismo e comércio viajam e explicou a importância do projeto lançado pela CNC chamado Vai Turismo! “A iniciativa privada e outros players estão discutindo os processos de especialização do turismo. Isso vai gerar um documento com 27 propostas de gestão pública para transformar o turismo numa política de estado”.
Abertura da feira
A programação do 16º Festival das Cataratas prosseguiu nesta quinta-feira (2) com a abertura da feira no complexo de eventos do Rafain Palace Hotel.
A edição deste ano reúne 250 estandes representando 1.300 marcas, mesas de negócios do Sebrae para 78 empresas, mesas redondas, mentorias e capacitações.
O Festival congrega diferentes eventos que acontecem simultaneamente como o 15º Fórum Internacional de Turismo de Iguassu e o 3º Fórum dos Secretários Municipais de Turismo da Anseditur.
O 16º Festival das Cataratas acontece até este sábado (3) no complexo de eventos do Rafain Palace Hotel.