16º Festival das Cataratas celebra retomada segura do turismo e abraça soluções tecnológicas

Continua depois da publicidade

A edição deste ano reúne 250 estandes representando 1.300 marcas, mesas de negócios do Sebrae para 78 empresas, mesas redondas, mentorias e capacitações

Por Zaqueu Rodrigues e Mary Ellen Aquino

A 16ª edição do Festival das Cataratas foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (1) em solenidade realizada no Grand Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu (PR).

Pela primeira vez o evento é realizado sem a coordenação de Paulo Angeli, que se afastou do festival para assumir a secretaria de Turismo da cidade no início deste ano. A nova diretora do Festival das Cataratas é Mayara Angeli.

Veja também as mais lidas do DT

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu disse que a cidade está preparada para receber os turistas. “A ocupação hoteleira está excelente. Todos os finais de semana temos uma visitação muito interessante”, disse Angeli.

O festival é essencial para a cidade, apontou. O secretário adiantou que o 16ª Festival das Cataratas está maior e muito bonito. “Tenho a certeza de que vão gostar e gerar bons negócios”.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, ressaltou que a cidade é referência no combate à pandemia de coronavírus. “Hoje, 100% dos adultos acima de 18 anos estão vacinados com as duas doses da vacina”.

“Há oito dias não temos registrado óbitos na cidade pela covid-19. Isso é para ser comemorado. O nosso turismo vem progredindo mês a mês. Novembro foi o melhor mês do ano. E isso reflete no emprego”, apontou o prefeito.

Para Chico Brasileiro, o turismo será uma das alavancas do desenvolvimento do Brasil. “Com as novas tecnologias e inovações, todos vamos contribuir para colocar o turismo sempre no patamar do desenvolvimento nacional”.

O prefeito deu as boas-vindas aos profissionais do trade e autoridades e avisou que “Foz do Iguaçu é uma cidade acolhedora, multicultural e multirreligiosa. Vivam a energia do nosso povo, da Tríplice fronteira, das Cataratas”.

O presidente da Paraná Turismo João Jacob Mehl disse que o turismo está renascendo como uma ‘fênix’ após os profundos impactos da pandemia. “Nesses quase dois anos nenhum outro segmento de atividades passou por tantas dificuldades. O trade não deixou em momento algum de acreditar na recuperação e no ressurgimento do setor”.

Darci Piana, vice-governador do Paraná e presidente da FecomercioPR, ressaltou que o estado reúne uma diversidade de destinos e atrativos e que o turismo será ampliado com a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai e a duplicação da Rodovia das Cataratas.

“Temos a maior concentração de resorts do continente, e todos com investimentos da iniciativa privada. Dos 6 milhões de turistas estrangeiros do Brasil anuais, mais da metade entram por Foz do Iguaçu. Em breve estaremos comemorando a recuperação econômica”, disse.

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, lembrou que turismo e comércio viajam e explicou a importância do projeto lançado pela CNC chamado Vai Turismo! “A iniciativa privada e outros players estão discutindo os processos de especialização do turismo. Isso vai gerar um documento com 27 propostas de gestão pública para transformar o turismo numa política de estado”.

Abertura da feira

A edição deste ano reúne 250 estandes representando 1.300 marcas (Foto: Mary Ellen Aquino)

A programação do 16º Festival das Cataratas prosseguiu nesta quinta-feira (2) com a abertura da feira no complexo de eventos do Rafain Palace Hotel.

A edição deste ano reúne 250 estandes representando 1.300 marcas, mesas de negócios do Sebrae para 78 empresas, mesas redondas, mentorias e capacitações.

O Festival congrega diferentes eventos que acontecem simultaneamente como o 15º Fórum Internacional de Turismo de Iguassu e o 3º Fórum dos Secretários Municipais de Turismo da Anseditur.

O 16º Festival das Cataratas acontece até este sábado (3) no complexo de eventos do Rafain Palace Hotel.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade