1º encontro de COMTURS traz casos de sucesso e mensagem de resiliência

Continua depois da publicidade

Conselhos Municipais de Turismo (COMTurs) de Cachoeira Paulista, Brotas e Socorro expuseram estratégias e ações


*Por Bruno Almeida, do DIÁRIO

Integrar as atividades do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) à cidade. Esta é a missão comum dos COMTURS de Cachoeira Paulista, Brotas e Socorro, que expuseram seus casos de sucesso no segundo painel da tarde desta quarta-feira (19), durante o 7º Expo Fórum Visite São Paulo, na capital paulista, que celebrou o primeiro encontro de conselhos municipais.

Veja também as mais lidas do DT

Michele Neto, Presidente do COMTUR de Cachoeira Paulista - Foto: DT
Michele Neto, Presidente do COMTUR de Cachoeira Paulista – Foto: DT

Michele Netto, do COMTUR de Cachoeira Paulista, cidade com grande potencial do turismo religioso, valorizou a importância da persistência para conseguir mover as ações turísticas no município onde atua.

“Tudo que acontece no turismo da nossa cidade, a gente está envolvido. A gente quer que o nosso destino se torne conhecido e levar o nome da nossa cidade para mais lugares. (…) A gente tem sempre a mania de dizer que não é possível. Ah, a prefeitura falou que não pode dar verba. Mas não vamos morrer, porque existem as parcerias e vamos fazer as coisas acontecer”, disse.

Ela lembrou que é do interesse de moradores da cidade que as ações do COMTUR deem resultado. “Eu sou moradora de Cachoeira Paulista. Mais que os turistas, nós também vamos nos beneficiar da saúde, educação, da infraestrutura que o turismo traz”, finalizou, destacando o legado de seu COMTUR como responsável por fazer o Plano Diretor de Turismo do município sem verba municipal, além de realizar pesquisa de estudo de demanda turística em parceria com Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), um inventário turístico, o site do COMTUR e sua logomarca.

Fabio Pontes, Secretário de Turismo de Brotas - Foto: DT
Fabio Pontes, Secretário de Turismo de Brotas – Foto: DT

Brotas

Na sequência, o secretário de turismo de Brotas, Fabio Pontes, que apresentou as ações na cidade, celebrou que o município do interior do estado foi selecionado pelo governo do estado para um prêmio do Sebrae na categoria de turismo. O projeto “Brotas, aventura o ano inteiro” reforça a posição do município como capital do turismo de aventura.

“Quando cheguei em 2017, Brotas estava uma bagunça, uma babilônia. A prefeitura não falava com a iniciativa privada e vice-versa. (…) Hoje, conseguimos a quebra da sazonalidade e aumentamos o rendimento de empresários. Com isso, aumentamos também o caixa da prefeitura. Eu preciso deixar o empresário rico. Ele vai gerar emprego e devolver ao município em pagamento de impostos”, disse Fabio.

Entre os destaques de Brotas, ele citou o aumento de atrativos turísticos (de 2 em 1993 para 35 em 2024) e o de restaurantes (de 2, para 72) “A cidade que pensa que o poder publico vai fazer 100% das coisas não vai ser turística nunca”, finalizou, valorizando como combustível para o sucesso de Brotas a qualidade na interlocução entre o COMTUR, a Associação das Empresas de Turismo de Brotas (ABROTUR), a Câmara de Vereadores, a Região Turística da Serra do Itaqueri, e o Governo do Estado.

Mônica Sartori, Secretária de Turismo de Socorro - Foto: DT
Mônica Sartori, Secretária de Turismo de Socorro – Foto: DT

Socorro

Mônica Sartori, Secretária de Turismo de Socorro, finalizou o segundo painel da tarde no Expo Fórum Visite São Paulo. Em sua fala, ela reforçou como o COMTUR de Socorro trabalha em uma “estratégia com metodologia” ao debater como implantar ações para o setor.

“Nossos núcleos se reúnem uma vez por mês e saem com planos de trabalho de cada reunião”, explica. Na cidade, há núcleos que direcionam seu trabalho de acordo com nichos. Há, entre outros, núcleos para turismo rural, de aventura, petfriendly e voltado à acessibilidade, por exemplo.

“Em cada atrativo turístico nosso nós dividimos a responsabilidade. Tudo com parceria público-privada. Temos o nosso Mirante do Cristo, o Parque da Cidade, o Horto Municipal. O poder público não conseguiria trabalhar sozinho”, afirma.

Ela finalizou seu tempo celebrando o aumento no número de equipamentos turísticos no município: o número de hotéis, por exemplo, saltou de 5 empresas em 2022 para 62, em 2023. “Não é um processo rápido, vem de décadas”.

Michele Neto, Presidente do COMTUR de Cachoeira Paulista; Fabio Pontes, Secretário de Turismo de Brotas; Mônica Sartori, Secretária de Turismo de Socorro
Michele Neto, Presidente do COMTUR de Cachoeira Paulista; Fabio Pontes, Secretário de Turismo de Brotas; Mônica Sartori, Secretária de Turismo de Socorro – Foto: DT
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade