DIÁRIOS das serras gaúchas, alemãs e italianas (6)

A cidade de Gramado e sua Gastronomia

Por Glaucia Silva Machado e fotos de Bruno Landim Toledo

Chegamos à Gramado em janeiro num clima gostoso de verão. Arquitetura em estilo bávaro e enxaimel, lojas enfeitadas com capricho em todos os detalhes, ruas coloridas de flores e a neblina ao entardecer completa o cenário bucólico e romântico. As ruas não possuem semáforos. O respeito ao pedestre e às rotatórias, lá conhecidas como rótulas, permite que haja paz no trânsito.

Impressiona pela beleza, organização, educação e hospitalidade.

Gramado respira arte em todos os aspectos. É lá que acontece desde 1973 o Festival de Gramado cujo símbolo é o Kikito de ouro “deus do bom humor”. Mas a arte de Gramado está presente em todos os lugares.

Arte na gastronomia. Há preços e gostos para todos. Você tem muitas opções de cozinha. Desde um simples pastel, que, para surpresa de uma paulistana quase todo recheado. Até pratos mais elaborados.

Você pode por exemplo, comer uma sequência de foundue – Vale a pena experimentar. Você encontra a sequência por preços variados. Visitamos o que encontramos mais barato: o restaurante Carlito’s. A casa se orgulha de manter o mesmo preço há muito tempo.

O Estação Canela fica na Rua Jose Pedro Piva, 423 – Estrada Caracol.
O Estação Canela fica na Rua Jose Pedro Piva, 423 – Estrada Caracol.

Saboreamos uma deliciosa e surpreendente pizza feita com massa folhada do Rei dos Folhados. O proprietário tem a patente da receita, portanto, você só encontra lá! O restaurante fica aberto das 8h às 23h e o endereço: Av. Borges de Medeiros, 3858 – Centro de Gramado. Serve almoço também. É de dar água na boca. Imperdível!

Gramado fica pertinho de Canela. Visite a Estação Canela, cujas massas servidas são cozidas imediatamente depois de preparadas. Tudo fresquinho e delicioso. Lá você encontra o lombo com molho de abacaxi, risoto de maçã e outras delícias. O proprietário trabalhou gerenciando hotéis em vários estados e abriu o restaurante há mais ou menos um ano. Vale cada centavo e o preço é bem convidativo. Estação Canela fica na Rua Jose Pedro Piva, 423 – Estrada Caracol.

Mas, a especialidade gaúcha não pode faltar. Reserve pelo menos uma das refeições para comer o autêntico churrasco gaúcho no restaurante e Churrascaria Espelho Gaúcho.  Suculento churrasco e deliciosas sobremesas. Prove o sagu de vinho, o abacaxi com canela, abóbora caramelada além da variedade de carnes.

Requinte. Esta é a palavra que, para mim define o que a cidade busca enquanto reduto gastronômico.

Equipe_Family_1_16* A equipe Family do DT viajou para o Rio Grande do Sul com seguro GTA 

 

 

 

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial