Abracorp apresenta balanço de 2015 e números não apresentaram grandes mudanças

Por Marcos Junior T. Oliveira, repórter freelancer do DT

O ano começou e a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) apresentou nesta quinta-feira (28) seu balanço de vendas de 2015. Mesmo diante de um segundo semestre crítico que o País viveu no ano passado, os números apresentados não tiveram grandes resultados negativos, mas apresentaram algumas variações com relação a 2014.

Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp durante a apresentação
Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp durante a apresentação

Segundo Rubens Schwartzmann, presidente em exercício da Abracorp, “este ano será o ano da gestão de viagens de despesas” evidenciando que muitas associadas farão cortes em seus planejamentos em diversos segmentos. As empresas associadas que compõem a Abracorp são companhias aéreas, hotéis, empresas de locação de automóvel e transfers, meios de pagamento e serviços.

Alguns dados chamaram a atenção. Em 2015 a Abracorp fechou o ano com 29 agências associadas, 280 postos de serviços avançados e 13 salas vip em aeroportos. Com isso totalizando 7410 colaboradores, sendo 4579 no atendimento direto.

Aéreo Nacional

O segmento aéreo nacional teve um total de 7,4 milhões de bilhetes vendidos quanto que em 2014 foi de 7,9 milhões, representando uma pequena variação de -6,3%. Quanto ao faturamento houve um recuo de 11%, ou seja, em 2014 foi de R$ 4.8 bilhões  e em 2015 R$ 4,3.

De janeiro a novembro, a oferta cresceu 1,46% e a demanda 1,71%, com queda desde ago/15, acentuando-se em nov/15 (com uma demanda em -7,5%). O destaque ficou por conta da Passaredo que cresceu, nesse mesmo período, 38% em sua oferta. “Mesmo com alguns cenários de crises em alguns setores houve um crescimento da regionalização dos negócios” afirmou Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, ao DIÁRIO.

market_share_hotelaria_1_16

Companhias aéreas

Sobre o market share das companhias aéreas há uma troca na liderança considerando bilhetes emitidos e faturamento. Enquanto Gol está no tipo no item de bilhetes emitidos com 31,6%, a TAM está na frente em faturamento com 32%. A Tam faturou R$ 1.3 bilhões, uma redução de 17% referente ao ano anterior. Já a Gol faturou R$1,2 bilhões (-15%). A tarifa média teve uma variação de 2% de 2014 para 2015 ficando na média de R$ 571.

Aéreo internacional

O destaque ficou por conta da pequena variação nos bilhetes vendidos (-7,2%) entre 2014 (983.839) e 2015 (913.362). Quanto às vendas, a liderança ficou com a TAM com o montante de R$526,7 milhões, seguida da American Airlines (R$396.5 mi). O destaque no faturamento foi da Etihad Airways que teve um aumento no faturamento de 33% onde pulou de R$42.8 mi (2014) para R$57 mi. A Lufthansa/Swiss também teve um faturamento de 23,1%.

As alianças aéreas também influenciram no segmento aéreo em 2015. Em market share em vendas internacionais a Oneworld ficou com 38,7% seguida da Star Alliance (30,4%) e Skyteam (20,5).

Hotelaria Nacional

Em termos de diárias (room nights) teve um aumento de 7,2% de 2014 para 2015. Pulou de 9.363.148 diárias vendidas em 2014 para 10.033.180 em 2015. Quanto ao faturamento, o setor teve uma mínima variação (0,02%) e manteve os valores: R$2,23 bilhões em 2014 para R$ 2,236 bilhões em 2015. A hotelaria independente ainda se destaca no segmento por reunir uma grande quantidade de empreendimentos pequenos e individuais.

Market_share_aviacao

Hotelaria Internacional

Na área da hotelaria internacional houve um aumento de room nights (13,8%) e vendas (47,1%). Em termos de market share de faturamento dominam os hotéis independentes (44,4%) seguidos de outras redes (34,1%), Accor (9,4%), IHG (6,3) e Hilton (5,7%).

Locação de Veículos Nacional e Internacional

A Localiza domina o market share nacional com 55,4% seguida da Movida (15,5%) e outras (11,8%). No internacional a liderança está com a Hertz (43,4%) e a Avis (27,3%). A diária média de locação teve uma variação de -20% de 2014 para 2015.

Principais destinos

As 10 cidades apresentadas no balanço representam 94% dos principais destinos nacionais comercializados. São Paulo (32%), Rio de Janeiro (19%), Brasília (10%) dominam os três primeiros lugares. No segmento internacional, os Estados Unidos representam 29% dos destinos internacionais mais vendidos e Santiago, capital do Chile, é o principal destino sul-americano superando Buenos Aires, na Argentina. O ranking apresentado colocou Miami, Santiago, Paris, Nova Iorque, Buenos Aires e Lisboa nas primeiras posições.

Diretores durante a foto oficial
Diretores durante a foto oficial

O resumo geral apresentado pela Abracorp apresenta que o segmento aéreo continua sendo o principal segmento com 65,8%. O segmento de serviços cresceu 49% e a variação cambial média de 2014 para 2015 foi de 41%. “Cada associada da Abracorp tem seu planejamento e em cima deste conjunto e mesmo com as perspectivas de 2016 visualizamos um crescimento de 5% para a Abracorp”, finalizou Luis Vabo, um dos diretores da Abracorp, ao DIÁRIO.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Latam entra em recuperação judicial no Brasil, com solicitação a tribunal de Nova York

O Grupo Latam Airlines decidiu incluir a operação brasileira no processo de recuperação judicial, solicitado em um tribunal de Nova York, em 26 de...

Parques Walt Disney World Resort reabrem neste sábado (11)

Os parques temáticos Magic Kingdom e Disney’s Animal Kingdom reabrem no dia 11 de julho, seguidos do EPCOT e Disney’s Hollywood Studios, no dia...

Com demissões, CVC estima perdas de R$ 756 milhões com a pandemia

A CVC Corp, maior grupo de turismo do país, anunciou uma previsão de perdas de R$ 756 milhões durante o primeiro semestre do ano,...

Jornal DIÁRIO DO TURISMO tem novo slogan e anuncia novos colaboradores

Novidade que reforça o protagonismo do leitor integra a nova etapa do projeto de renovação editorial, explica o diretor de redação Paulo Atzingen  POR ZAQUEU...

7 dicas para se profissionalizar na comunicação virtual

De repente, veio a pandemia, a quarentena e, com elas, mudanças na rotina profissional e na forma de comunicação. Reuniões virtuais, lives, webinars e...

Blue Tree Hotels entra na era room office e lança lança My Space

A rede Blue Tree Hotels anuncia nesta sexta-feira (10) o lançamento do serviço My Space. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Trata-se da ambientação dos apartamentos em...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias