Abracorp apresenta balanço de 2015 e números não apresentaram grandes mudanças

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Por Marcos Junior T. Oliveira, repórter freelancer do DT

O ano começou e a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) apresentou nesta quinta-feira (28) seu balanço de vendas de 2015. Mesmo diante de um segundo semestre crítico que o País viveu no ano passado, os números apresentados não tiveram grandes resultados negativos, mas apresentaram algumas variações com relação a 2014.

Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp durante a apresentação
Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp durante a apresentação

Segundo Rubens Schwartzmann, presidente em exercício da Abracorp, “este ano será o ano da gestão de viagens de despesas” evidenciando que muitas associadas farão cortes em seus planejamentos em diversos segmentos. As empresas associadas que compõem a Abracorp são companhias aéreas, hotéis, empresas de locação de automóvel e transfers, meios de pagamento e serviços.

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Alguns dados chamaram a atenção. Em 2015 a Abracorp fechou o ano com 29 agências associadas, 280 postos de serviços avançados e 13 salas vip em aeroportos. Com isso totalizando 7410 colaboradores, sendo 4579 no atendimento direto.

Aéreo Nacional

O segmento aéreo nacional teve um total de 7,4 milhões de bilhetes vendidos quanto que em 2014 foi de 7,9 milhões, representando uma pequena variação de -6,3%. Quanto ao faturamento houve um recuo de 11%, ou seja, em 2014 foi de R$ 4.8 bilhões  e em 2015 R$ 4,3.

De janeiro a novembro, a oferta cresceu 1,46% e a demanda 1,71%, com queda desde ago/15, acentuando-se em nov/15 (com uma demanda em -7,5%). O destaque ficou por conta da Passaredo que cresceu, nesse mesmo período, 38% em sua oferta. “Mesmo com alguns cenários de crises em alguns setores houve um crescimento da regionalização dos negócios” afirmou Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, ao DIÁRIO.

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Companhias aéreas

Sobre o market share das companhias aéreas há uma troca na liderança considerando bilhetes emitidos e faturamento. Enquanto Gol está no tipo no item de bilhetes emitidos com 31,6%, a TAM está na frente em faturamento com 32%. A Tam faturou R$ 1.3 bilhões, uma redução de 17% referente ao ano anterior. Já a Gol faturou R$1,2 bilhões (-15%). A tarifa média teve uma variação de 2% de 2014 para 2015 ficando na média de R$ 571.

Aéreo internacional

O destaque ficou por conta da pequena variação nos bilhetes vendidos (-7,2%) entre 2014 (983.839) e 2015 (913.362). Quanto às vendas, a liderança ficou com a TAM com o montante de R$526,7 milhões, seguida da American Airlines (R$396.5 mi). O destaque no faturamento foi da Etihad Airways que teve um aumento no faturamento de 33% onde pulou de R$42.8 mi (2014) para R$57 mi. A Lufthansa/Swiss também teve um faturamento de 23,1%.

As alianças aéreas também influenciram no segmento aéreo em 2015. Em market share em vendas internacionais a Oneworld ficou com 38,7% seguida da Star Alliance (30,4%) e Skyteam (20,5).

Hotelaria Nacional

Em termos de diárias (room nights) teve um aumento de 7,2% de 2014 para 2015. Pulou de 9.363.148 diárias vendidas em 2014 para 10.033.180 em 2015. Quanto ao faturamento, o setor teve uma mínima variação (0,02%) e manteve os valores: R$2,23 bilhões em 2014 para R$ 2,236 bilhões em 2015. A hotelaria independente ainda se destaca no segmento por reunir uma grande quantidade de empreendimentos pequenos e individuais.

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Hotelaria Internacional

Na área da hotelaria internacional houve um aumento de room nights (13,8%) e vendas (47,1%). Em termos de market share de faturamento dominam os hotéis independentes (44,4%) seguidos de outras redes (34,1%), Accor (9,4%), IHG (6,3) e Hilton (5,7%).

Locação de Veículos Nacional e Internacional

A Localiza domina o market share nacional com 55,4% seguida da Movida (15,5%) e outras (11,8%). No internacional a liderança está com a Hertz (43,4%) e a Avis (27,3%). A diária média de locação teve uma variação de -20% de 2014 para 2015.

Principais destinos

As 10 cidades apresentadas no balanço representam 94% dos principais destinos nacionais comercializados. São Paulo (32%), Rio de Janeiro (19%), Brasília (10%) dominam os três primeiros lugares. No segmento internacional, os Estados Unidos representam 29% dos destinos internacionais mais vendidos e Santiago, capital do Chile, é o principal destino sul-americano superando Buenos Aires, na Argentina. O ranking apresentado colocou Miami, Santiago, Paris, Nova Iorque, Buenos Aires e Lisboa nas primeiras posições.

Diretores durante a foto oficial
Diretores durante a foto oficial

O resumo geral apresentado pela Abracorp apresenta que o segmento aéreo continua sendo o principal segmento com 65,8%. O segmento de serviços cresceu 49% e a variação cambial média de 2014 para 2015 foi de 41%. “Cada associada da Abracorp tem seu planejamento e em cima deste conjunto e mesmo com as perspectivas de 2016 visualizamos um crescimento de 5% para a Abracorp”, finalizou Luis Vabo, um dos diretores da Abracorp, ao DIÁRIO.

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