Na rede social há relatos de pessoas que foram pegas de surpresa. Suposto encerramento das atividades também repercutiu na internet.
G1
O Museu da TAM, em São Carlos (SP), fechou para manutenção e frustrou visitantes que foram ao local e não conseguiram entrar nos últimos dias. Na página do museu nas redes sociais há relatos de pessoas que viajaram mais de 400 km na última quarta-feira (27) e que foram pegas de surpresa. No sábado (30), o site de uma revista especializada em aviação publicou que o museu poderia encerrar as atividades na cidade devido à crise, o que aumentou a repercussão na internet.
O G1 questionou a assessoria da TAM sobre quando o museu fechou para manutenção e sobre o possível encerramento das atividades local, notícia que repercutiu nas redes sociais. A assessoria informou que o único posicionamento oficial da empresa é a informação sobre a manutenção, citada acima. Funcionários do museu, que não quiseram se identificar, afirmaram que nesta segunda-feira (1º) haverá uma reunião durante a tarde. A assessoria da TAM não confirmou a informação.
Na página do museu no Facebook, há uma postagem oficial feita às 14h15 de sábado. “AVISO IMPORTANTE: Devido a problemas técnicos o Museu TAM está fechado neste final de semana. Obrigado pela compreensão”.
Veja também as mais lidas do DT
Logo abaixo há relatos de pessoas que foram ao local e não entraram. Em uma deles, uma mulher diz que foi com o marido e as filhas de 5 anos na última quarta-feira e encontrou o museu fechado. Informada que o espaço abriria na quinta-feira (28), a família dormiu em São Carlos, mas no dia seguinte soube que não havia previsão de abertura do museu. Na postagem, a mulher diz ainda que as filhas ficaram chorando que todos ficaram frustrados.
Em um outro relato, uma mãe diz que na quarta-feira rodou 450 km para realizar o sonho da filha de 5 anos, que esperou meses para conhecer o museu. Ao chegar ao local, ela foi informada que, por conta de um problema na bomba de água, o espaço estaria fechado naquela data. “Desde então estamos tentando contato até mesmo até através do 0800 da TAM e não tivemos retorno algum”, escreveu ela na postagem.
Em maio de 2015, o presidente do museu disse em entrevista ao G1 que unidade deveria ser transferida para outra localidade, provavelmente na região de São Paulo. Amaro contou que o “museu ficou muito grande para São Carlos”.
Segundo ele, no início, o objetivo era ter aproximadamente 30 aviões para que aviadores pudessem pilotar aeronaves antigas e raras, como uma experiência única. Mas, com o passar dos anos, o museu recebeu diversas doações.
Atualmente, são quase 90 aviões expostos, mas o número de visitantes é baixo. De acordo com Amaro, apenas às quartas-feiras, quando a entrada é gratuita, é que a procura é maior.
História
O Museu TAM é a maior instituição de companhia aérea voltada para aviação em todo o mundo. O local foi aberto em novembro de 2006 com pouco mais de 30 aeronaves expostas e, no fim de 2008, foi fechado para ampliação.
No dia 12 de junho de 2010, o museu foi inaugurado de forma oficial com 72 aeronaves no acervo e mais de 22 mil metros quadrados. Atualmente, são quase 90 modelos em exposição e mais 30 aguardando o trabalho de restauração. Em 2014, o museu recebeu 110 mil visitantes.