VALOR ECONÔMICO
As vendas de viagens serão predominantemente realizadas por meio de plataforma digital e em dispositivos móveis a partir de 2030, projeta a empresa de consultoria e pesquisas Euromonitor International, em estudo divulgado ontem no Fórum Panrotas, realizado em São Paulo.
Segundo o estudo Disruption and Shifts in Future Travel Booking, as vendas de viagens feitas por meio de plataforma móveis vão saltar dos atuais US$ 100 bilhões anuais, ou 4,2% dos US$ 2,4 trilhões em comercialização de turismo mundial, para US$ 1,5 trilhão, ou 36,5% dos US$ 4,1 trilhões que o setor vai vender em 2030.
Veja também as mais lidas do DT
A diretora de pesquisas da Euromonitor, Carolina Bremner, da Inglaterra, disse que esse processo será mais intenso em mercados como o da América latina, onde as vendas das plataformas digitais têm ainda espaço para crescer.
“A América Latina tem grande potencial porque ainda há espaço para aumentar a taxa de penetração das vendas on-line em turismo e, paralelamente, o consumidor da região é amigável com novas tecnologias”, disse a executiva a uma plateia de empresários de turismo no evento.
Segundo a Euromonitor, as vendas off-line de viagens vão cair de 62,5%, hoje, para 42,6%, em 2030. Os canais on-line, que excluem as plataformas móveis, são hoje 41% e vão cair para 17% em 2030. A taxa de penetração das vendas on-line no Brasil vai subir dos atuais 13% para cerca de 20% em 2019. Na Inglaterra, por exemplo, disse Carolina, esses indicadores são de 70% hoje e podem ir até 75%.
VALOR ECONÔMICO