REDAÇÃO COM AGÊNCIAS
A TAM informou nesta segunda-feira (28) que vai encerrar as suas operações aéreas nas bases de São José dos Campos (SP) e de Juazeiro do Norte (CE), respectivamente a partir de 1º de junho e a partir de 1º de agosto, dando sequência ao processo de ajustes e otimização de custos iniciado em 2015. Todos os funcionários impactados por essa decisão já foram comunicados pela companhia, que dará todo apoio no processo de recolocação profissional.
Em nota a empresa explica que a medida se soma a outros ajustes domésticos e internacionais recentes realizados para adequar a malha aérea da companhia e “enfrentar o contexto macroeconômico brasileiro desafiador, altamente complexo e volátil, que tem provocado impactos profundos no setor aéreo, com alta de custos e retração de demanda”, informa o comunicado.
Lembra o comunicado que em 2015, o Grupo LATAM Airlines anteviu a retração da demanda e fez o movimento de corte da capacidade ao reduzir a oferta no mercado doméstico brasileiro em 2,5%. E completa:
Em 2016, o Grupo LATAM Airlines seguirá conservador na sua oferta de voos domésticos no Brasil para enfrentar os desafios do cenário atual no país. A companhia revisou o seu guidance para 2016, projetando para este ano uma redução de 8% a 10% na sua oferta doméstica de voos no mercado brasileiro. A medida foi tomada diante do cenário econômico desafiador de curto prazo no país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do Dólar em relação ao Real, resultando em uma forte desaceleração do setor aéreo nacional.
A empresa aérea informa as alternativas para que os passageiros afetados possam mudar as datas de suas viagens. Clientes que possuem voos programados nessas bases poderão:
• Antecipar, a qualquer tempo, ou postergar em até quinze dias a data do voo original (caso essa nova data não ultrapasse o prazo de encerramento da base) sem cobranças adicionais;
• Alterar a origem da viagem, mediante pagamento de eventual diferença tarifária e sem cobrança de multa, dentro da validade do bilhete;
• Alterar o destino da viagem, mediante pagamento de eventual diferença tarifária e sem cobrança de multa dentro da validade do bilhete;
• Se o cliente possuir ou tiver comprado um bilhete com destino ou origem em São Jose dos Campos, é permitida a mudança de/para São Paulo, sem cobrança de multa ou diferença tarifária;
• Se o cliente possuir ou tiver comprado um bilhete com destino ou origem em Juazeiro do Norte, é permitida a mudança de/para Fortaleza, sem cobrança de multa ou diferença tarifária;
• Solicitar o reembolso do bilhete sem nenhuma cobrança adicional, desde que ele esteja válido.
A nota informa ainda que para mais informações e reprogramação de voos, os clientes podem entrar em contato com a companhia por meio da Central de Vendas, Informações, Fidelidade e Serviços (4002-5700 para capitais / 0300-570-5700 para demais cidades) ou ainda procurar qualquer loja da TAM.