sábado, abril 12, 2025
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25 dicas corporativas que ninguém vai te ensinar

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Parece brincadeira, mas aprenda no mundo real e compartilhe com a gente. Com o passar dos anos aprendemos de diferentes formas, mas nada substitui a experiência real, que nos ensina um pouco sobre as verdades não ditas no meio profissional. Com isso, criamos nossas interpretações, que podem variar de intensidade ou relevância, mas vira e mexe, encontramos por aí.

Ao invés de repetir o blablablá de sempre, resolvemos registrar algumas lições que, por mais que pareçam brincadeira, sempre revelam um fundo de verdade. Concorda? Discorda? Ótimo! Queremos saber sua opinião.

1- Não importa o quanto algo seja bom ou perfeito, sempre tem alguém pra atrapalhar, distorcer ou colocar defeitos. Sempre!

2- Nunca deixe a verdade estragar uma boa história. O contexto, muitas vezes vale muito mais.

3- “Já estava assim quando eu cheguei” A arte da transferência aprendida em anos de escravos de Jó.

4- Não adianta treinar jacaré pra subir em árvores. Pra isso, contrate macacos (frase de Andrea Krug).

5- O saco do chefe é o corrimão do sucesso. Precisa explicar?

6- Papel aceita tudo e PowerPoint vende qualquer coisa. Aprenda a ler as entrelinhas dessas apresentações.

7- Não há meritocracia que supere um bom relacionamento. Conheço dezenas de pessoas que construíram carreiras incríveis fazendo “nada” a não ser relacionamentos.

8- Evite pedir um favor ou depender de quem tem tempo sobrando.

9- Planejamento estratégico é: pensar tudo de um jeito, mudar tudo ao longo do caminho, chegar a um resultado muito melhor do que o esperado inicialmente e não ter a menor ideia de como isso aconteceu.

10- Escassez e necessidade são as melhores alavancas pra fazer as coisas andarem. Ninguém produz melhor com fartura e conforto.

11- Jamais confie em quem nunca erra. Você conhece os melhores profissionais no momento em que eles erram e como lidam com isso.

12- Duvide das unanimidades. Don’t believe the hype! O tipo mais perigoso é aquele que PARECE bom e convence todo mundo disso.

13- Existem 2 tipos de problemas: os seus e os meus. Entenda a diferença.

14- Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar está bom. Planeje seus próximos passos, inclusive pronto para surpresas.

15- Nunca compartilhe seus problemas: 80% das pessoas não se importam e os outros 20% estão felizes que você os têm.

16 – 78,4 % dos números são inventados.

17 – Pra quem só tem martelo, tudo que está na frente é prego.

18 – O mês tem 4 semanas, 3 para trabalhar e no mínimo uma só pra montar a apresentação dos resultados mensais. É a famosa extreme makeover.

19 – “Gostamos do seu perfil e ficaremos com seu currículo para oportunidades futuras.” Cê jura?

20 – As pessoas pedem o que não precisam e precisam do que ainda não conhecem: O briefing geralmente é diferente do projeto aprovado e normalmente tem pouco em comum com a entrega.

21 – Ser chefe é ter 20% a mais no salário e pelo menos 100% a mais de responsabilidades. Entenda se é isso mesmo que você quer, pois muitas vezes as pessoas querem o status, mas não aguentam a responsabilidade.

22 – Qual a melhor forma de não tomar uma decisão? Marque uma reunião.

23 – Copiar todos num email é reflexo de duas coisas: Querem te expor ou querem se defender.

24 – Não existe almoço grátis. Entenda quais as necessidades das pessoas ao seu redor e reflita sobre quais são suas moedas de troca para promover alianças boas para ambos os lados.

25 – Não acredite na glorificação do “estar ocupado”. As pessoas mais ocupadas que conheço sempre têm tempo para coisas interessantes.

Fonte: exame.abril.com.br

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