25 dicas corporativas que ninguém vai te ensinar

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Parece brincadeira, mas aprenda no mundo real e compartilhe com a gente. Com o passar dos anos aprendemos de diferentes formas, mas nada substitui a experiência real, que nos ensina um pouco sobre as verdades não ditas no meio profissional. Com isso, criamos nossas interpretações, que podem variar de intensidade ou relevância, mas vira e mexe, encontramos por aí.

Ao invés de repetir o blablablá de sempre, resolvemos registrar algumas lições que, por mais que pareçam brincadeira, sempre revelam um fundo de verdade. Concorda? Discorda? Ótimo! Queremos saber sua opinião.

Veja também as mais lidas do DT

1- Não importa o quanto algo seja bom ou perfeito, sempre tem alguém pra atrapalhar, distorcer ou colocar defeitos. Sempre!

2- Nunca deixe a verdade estragar uma boa história. O contexto, muitas vezes vale muito mais.

3- “Já estava assim quando eu cheguei” A arte da transferência aprendida em anos de escravos de Jó.

4- Não adianta treinar jacaré pra subir em árvores. Pra isso, contrate macacos (frase de Andrea Krug).

5- O saco do chefe é o corrimão do sucesso. Precisa explicar?

6- Papel aceita tudo e PowerPoint vende qualquer coisa. Aprenda a ler as entrelinhas dessas apresentações.

7- Não há meritocracia que supere um bom relacionamento. Conheço dezenas de pessoas que construíram carreiras incríveis fazendo “nada” a não ser relacionamentos.

8- Evite pedir um favor ou depender de quem tem tempo sobrando.

9- Planejamento estratégico é: pensar tudo de um jeito, mudar tudo ao longo do caminho, chegar a um resultado muito melhor do que o esperado inicialmente e não ter a menor ideia de como isso aconteceu.

10- Escassez e necessidade são as melhores alavancas pra fazer as coisas andarem. Ninguém produz melhor com fartura e conforto.

11- Jamais confie em quem nunca erra. Você conhece os melhores profissionais no momento em que eles erram e como lidam com isso.

12- Duvide das unanimidades. Don’t believe the hype! O tipo mais perigoso é aquele que PARECE bom e convence todo mundo disso.

13- Existem 2 tipos de problemas: os seus e os meus. Entenda a diferença.

14- Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar está bom. Planeje seus próximos passos, inclusive pronto para surpresas.

15- Nunca compartilhe seus problemas: 80% das pessoas não se importam e os outros 20% estão felizes que você os têm.

16 – 78,4 % dos números são inventados.

17 – Pra quem só tem martelo, tudo que está na frente é prego.

18 – O mês tem 4 semanas, 3 para trabalhar e no mínimo uma só pra montar a apresentação dos resultados mensais. É a famosa extreme makeover.

19 – “Gostamos do seu perfil e ficaremos com seu currículo para oportunidades futuras.” Cê jura?

20 – As pessoas pedem o que não precisam e precisam do que ainda não conhecem: O briefing geralmente é diferente do projeto aprovado e normalmente tem pouco em comum com a entrega.

21 – Ser chefe é ter 20% a mais no salário e pelo menos 100% a mais de responsabilidades. Entenda se é isso mesmo que você quer, pois muitas vezes as pessoas querem o status, mas não aguentam a responsabilidade.

22 – Qual a melhor forma de não tomar uma decisão? Marque uma reunião.

23 – Copiar todos num email é reflexo de duas coisas: Querem te expor ou querem se defender.

24 – Não existe almoço grátis. Entenda quais as necessidades das pessoas ao seu redor e reflita sobre quais são suas moedas de troca para promover alianças boas para ambos os lados.

25 – Não acredite na glorificação do “estar ocupado”. As pessoas mais ocupadas que conheço sempre têm tempo para coisas interessantes.

Fonte: exame.abril.com.br

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