Especialista em Internet Marketing, Camila Porto formou mais de 6 mil empreendedores a anunciar no Facebook por meio dos seus treinamentos online. Sempre que discute com empreendedores e profissionais de mídias sociais, Camila se depara com muitos erros cometidos pelas empresas. A especialista lista os 25 erros mais comuns que as empresas cometem nas redes:
1- Achar que vender na web é fácil
Muita gente acredita que, ao fazer um anúncio no Facebook, vai conquistar rápidas vendas. “Vender é difícil em qualquer lugar, por isso é preciso encarar a venda online como um processo tão complexo quanto a venda física”, explica Camila. “A vantagem da rede social é que o anúncio é focado no público-alvo”.
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2- Não identificar oportunidades de negócio
“Quem vai empreender online precisa ficar de olho nas oportunidades, usando sempre a tecnologia ao seu favor”, explica a especialista, que destaca a importância de observar o que o público mais precisa no momento, como um aplicativo novo ou uma solução para um problema atual.
3- Achar que todo mundo vai comprar
Segundo a especialista, é preciso delimitar o público-alvo. “Mesmo um produto que pode ser comprado por todo mundo deve ser anunciado para um nicho específico”, destaca. A linguagem e a rede social devem ser condizentes com o público.
4- Encarar como um “trabalho fácil”
Muita gente associa o trabalho em redes sociais com a expressão “ganhar dinheiro online”. A especialista alerta que o termo correto é “trabalhar online”, já que ganhar dinheiro requer muito esforço. “Para o seu negócio ser financeiramente saudável, você precisa ter um fluxo de caixa, previsibilidade de receitas, entradas recorrentes e controle de gastos”, resume.
5- Acreditar nos antigos paradigmas de trabalho
Camila destaca que trabalhar online pode ser libertador quando se compreende que é possível atuar de qualquer lugar. “Por isso, o trabalho com redes sociais pode durar muito menos ou muito mais que as tradicionais 40 horas semanais”, explica.
6- Manter-se apenas com um plano
Camila ensina que o mundo online está sempre mudando, e por isso nem sempre é possível manter os mesmos planos. “Faça os anúncios sempre pensando em um plano B, assim como o seu próprio negócio deve ter uma segunda opção na manga”, resume a especialista.
7- Deixar de lado o espírito empreendedor
A autora do livro Facebook Marketing ensina que ter um CNPJ não faz de ninguém um empreendedor, e para estar nas redes sociais é preciso ter espírito empreendedor o tempo todo. “Para ser empreendedor é preciso aceitar riscos, e ainda seguir com determinação, liderança, visão, coragem e competência”, resume Camila Porto.
8- Dedicar-se parcialmente
Segundo a especialista, ter um negócio online e anunciar nas redes sociais exige dedicação total. “Esquecer um anúncio ou olhar para as redes sociais apenas quando tiver tempo sobrando é uma forma muito ruim de lidar com este tipo de investimento”, ensina.
9- Investir demais
Mais do que investir altas quantias em anúncios no Facebook, Google, Instagram e outras redes, Camila destaca que é preciso ter um planejamento. “É melhor investir um pouco de forma bem planejada e para um público específico, que muito dinheiro para um público que não vai comprar seu produto ou serviço”, destaca.
10- Investir de menos
“Muitas vezes, o empreendedor tem esperança de que no dia seguinte vai dar certo, e continua gastando em anúncios sem ter resultado”, destaca Camila sobre anúncios especialmente no Facebook. O ideal, segundo ela, é acompanhar diariamente o andamento de todo anúncio. “Mas é preciso tomar cuidado ao mudar o anúncio demais, pois às vezes se perde a capacidade de avaliar o que está funcionando ou não”.
11- Ser ofensivo
Para estar nas redes sociais, é preciso se comunicar na linguagem do público e interagir sempre. No entanto, a especialista alerta para que as empresas não exagerem. “Acredito que vale a pena correr riscos com conteúdo ou linguagem que saia da curva, desde que não seja ofensivo”, conta.
12- Ser falso ou pouco autêntico
Segundo Camila Porto, é preciso que toda marca tome cuidado para não ser falsa. “As pessoas sabem quando a marca faz alguma coisa só para pegar carona em uma situação, por isso é preciso ser verdadeiro”, explica. Autenticidade é primordial para a imagem de um produto.
13- Achar que anúncio é máquina de fazer dinheiro
Camila ressalta que muitos empreendedores pensam que, ao anunciar no Facebook, terão vendas automáticas. “É preciso ter uma estratégia e saber o que está fazendo. Qualquer pessoa pode fazer um anúncio, mas fazer com que ele dê resultado é mais complicado”, resume.
14-Comunicar-se nas redes sociais diferente da “vida real”
No caso de negócios físicos que atuam nas redes sociais, a especialista ensina que é preciso haver um alinhamento da linguagem online e a forma de se comunicar nos meios off-line. “Não adianta agir de uma forma no Facebook e de outra maneira na loja”, exemplifica.
15- Conhecer o público-alvo superficialmente
Camila Porto explica que é preciso conhecer o público com mais profundidade que apenas saber faixa etária e classe social. “Precisamos ir mais fundo e saber dos desejos, medos, sonhos e necessidades que podem ser atendidas pela sua comunicação, e que vão além do produto em si”, destaca.
16- Não se relacionar
A especialista resume que rede social é feita para se relacionarem uns com os outros. “Ninguém entra nas redes sociais para comprar, mas para se relacionar, e como o relacionamento faz parte da venda, ninguém compra de uma empresa ou pessoa que não conhece”, ensina Camila, que ressalta a importância de oferecer informações e criar um sentimento de comunidade antes de querer vender.
17- Prender-se a apenas uma ou duas redes sociais
Segundo a especialista, existem muitas redes sociais que podem ser aproveitadas, e prender-se apenas às mais famosas pode não ser uma boa solução. “Alguns negócios pedem atendimento ao cliente pelo Whatsapp, enquanto outros encontram seu público no Instagram e alguns empreendedores devem investir no Snapchat”, exemplifica. O ideal é ficar de olho nas tendências.
18- Fazer apenas “propaganda” no Facebook
Camila Porto avisa que um dos maiores erros de uma marca é publicar apenas divulgação, promoções e produtos nas redes sociais. Redes sociais não são vitrines, explica. “Publique o conteúdo que seu público deseja ver e construa uma boa relação com ele”.
19- Não responder aos comentários
Como a rede social foi feita para interagir com o público, é um problema muito grave quando a página não responde aos comentários e às mensagens. “Não basta responder, é preciso responder o mais rápido possível, e de preferência com a informação que a pessoa busca”, ensina.
20- Achar que sabe de tudo sobre as redes sociais
Lembrando que o mundo das redes sociais está sempre mudando, Camila Porto reforça que é preciso conhecer e estudar sempre mais. “Não importa o quanto você sabe sobre anúncios e conteúdo das redes, é preciso estar atento às novidades, e também às mudanças de regras dos anúncios, por exemplo”, ensina.
21- Não usar Call to Action
“Todo anúncio precisa exigir alguma ação do público-alvo”, explica Camila, referindo-se ao que o marketing digital chama de “call to action”. Segundo a especialista, o usuário precisa clicar para ir a uma página, reservar o produto, cadastrar-se ou baixar alguma coisa, entre outras possibilidades.
22- Trabalhar com imagens sem entender do assunto
Com toda sua experiência, a especialista conta que um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma marca nas redes sociais são as imagens utilizadas. “É importante ter o conhecimento da área de design, ou contratar um profissional capacitado”, destaca.
23- Fazer sempre as mesmas coisas
Camila destaca que é importante variar as estratégias o tipo de conteúdo. “Se você fez imagens, pode tentar o uso de gifs, por exemplo”. Ela também lembra que, recentemente, o Facebook passou a valorizar muito a produção de vídeos. “Não fique sempre produzindo as mesmas coisas, tente variar”, sugere.
24- Mentir e não dar ouvidos ao cliente
Na hora de se relacionar com o cliente, Camila destaca que é importante nunca mentir e nem fingir que o cliente não tem razão. “Fale sempre a verdade, mesmo que isso signifique dizer que você não sabe ou que a empresa errou”, destaca. A especialista adverte que fingir que uma reclamação não aconteceu pode acarretar em consequências graves.
25- Apenas fazer – e não analisar os resultados!
Por fim, a especialista ensina que o grande segredo de se trabalhar com redes sociais é analisar os resultados, especialmente no caso de anúncios. “Verifique sempre como as pessoas estão respondendo ao seu anúncio e que imagens ou conteúdo mais chama a atenção”, ensina. Camila Porto lembra que muitos empreendedores apenas publicam e anunciam, sem analisar ou pensar na melhor forma. “É preciso fazer bem feito, e para isso é preciso analisar e pensar antes de simplesmente publicar”, conclui.
Em Administração existe a expressão “Just In Time”, sendo reconhecido o alcance das Redes Sociais, em que as pessoas buscam, mediante consulta, páginas de seu interesse, no chamado “tempo real”. Infelizmente, tais sites são usados como “diário pessoal” e, até por muitos que tenham liderança, em setores de empresas! Muitas atividades ligadas ao turismo, infelizmente, não possuem feedback – quase que instantaneo – ao que verifico em páginas ligadas à Medicina, Psicologia, comércio de alimentação em Floripa, por exemplo. Hoje li, que a mídia impressa como jornais e revistas, estão como que em desuso e, muitas revistas semanais insistem em investir em publicações impressas! Estar sintonizado, nas mídias digitais, é de suma importância como acontece com o Diário do Turismo. Não faz mais sentido, “acreditar” que basta postar em Rede Social e voltar a lê-la só no dia seguinte ou depois de vários dias; a concorrência, gentilmente agradece ao empreendedor que ainda tenha esta “visão”. Fica a Dica.