sexta-feira, abril 4, 2025
HomeBlog do DiárioFestival Gastronômico da Cozinha Paraense se fortalece por sua...

Festival Gastronômico da Cozinha Paraense se fortalece por sua indicação geográfica 

Agências com Edição do DT

“Quando a gente fala em gastronomia, nós estamos falando de excelência. E a Indicação Geográfica é fundamental para isso. São produtos certificados e com procedência, que tem uma cultura envolvida. Então as comunidades precisam ter essa informação”. Assim a diretora do Instituto Paulo Martins, Joana Martins, resumiu a importância do Seminário de Indicação Geográfica, que reuniu quase 80 participantes, na última quarta-feira (25), no quarto piso do Shopping Boulevard, em Belém (PA). O encontro fez parte da programação da 14ª edição do festival gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. “É uma necessidade do setor”, ratificou a filha do consagrado chef de cozinha paraense, que deu vida ao festival.

Palestras e mesas redondas acerca do patrimônio gastronômico do Pará, do conceito e vantagens da Indicação Geográfica, além de discussões de casos de sucesso de produtos nacionais com o selo de Indicação Geográfica, compuseram a programação do evento.

 

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, o seminário fez parte de tratativas para desenvolver uma política pública integradora, no sentido de fortalecer uma estratégia sobre a cultura gastronômica paraense, no contexto também da compreensão econômica dessa construção. “A natureza e a cultura são as principais matérias-primas do turismo, e a gastronomia é um elemento único dessa cultura. Esse é um processo que vai desde o campo, o cultivo do produtor rural, até o prato elaborado por um chef de cozinha, para atender não só o cidadão que habita a cidade, mas também aquele que nos visita, que é o turista”, explicou.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque