Edição do DIÁRIO com Agências
Depois de não chegarem a um acordo, a maioria dos filiados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e a Decolar.com rompem contrato comercial. Esta suspensão – referente ás altas margens de comissionamento praticados pela Online Travel Agencies (OTA) – prejudica financeiramente ambos os lados. De um lado, os hotéis deixam de receber mais hóspedes, de outro prejudica a própria Decolar.com, uma vez que a empresa é uma das grandes detentoras de hotéis no Estado do Rio de Janeiro.
Com esta decisão, somente no Rio mais de 90% da oferta de leitos deixa de ser comercializada. Já em Niterói os hotéis Village, Petit ViIllage, Cantareira, Icaraí Praia, Tower Hotel Icaraí e H Niterói Hotel já confirmam seu descredenciamento da agência on line. Para o presidente do Polo Hoteleiro de Niterói, Rodrigo Alvite, as ferramentas com a Decolar ou qualquer outra empresa (de agência on line) é muito importante, no entanto é necessário que haja mais parceria.
Veja também as mais lidas do DT
“O que eles propuseram fica inviável. E no atual momento econômico que vivemos, é preciso mais compreensão e parceria. As margens propostas eram muito altas e fugiam da nossa alçada”, diz.
A possibilidade de ruptura à OTA teve início no dia 06 de julho, depois que a decolar.com aumentou o comissionamento para margens que ultrapassavam 20%. A ABIH-RJ tentou renegociar algumas vezes. Mas, sem sucesso, na última reunião no dia 20 de julho, o rompimento do acordo foi feito de forma unânime.