2ª edição do Fórum de Turismo 60+ em SP mostra potencial do segmento maduro

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Evento realizado no Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo contou com oportunidades de network e capacitação para melhor lidar com turistas maduros


Por Bruno Almeida, do DIÁRIO

O Fórum de Turismo 60+ chega a sua segunda edição, reunindo cerca de 300 guias e agentes de viagens no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, para oportunidades de network e capacitação para proporcionar as melhores experiências para turistas maduros. A programação inclui mais de 30 expositores e 10 personalidades, entre painelistas e palestrantes. Entre os destaques da manhã desta segunda-feira (13) estiveram palestras que relembraram o potencial de viajantes maduros como um dos motores do setor de turismo.

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Com o objetivo de conectar agentes e guias de viagens, hotéis e prestadores de serviços do segmento, o evento foi marcado por workshops e palestras para que os participantes entendam melhor o perfil dos viajantes maduros e como melhor atender suas necessidades. Ao longo do dia, o evento também conta com palestras de Helô Pinheiro e Bruna Lombardi, autoridades em como chegar à maturidade de forma saudável.

Auditório do Hotel Tivoli Mofarrej lotou na manhã desta segunda
Auditório do Hotel Tivoli Mofarrej lotou na manhã desta segunda (Foto: DT)

A abertura do dia começou com a fala de boas-vindas da diretora do Fórum de Turismo 60+, Ana Carolina Melo, que, emocionada, pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Na sequência, uma mensagem em vídeo de Marta Rossi e Eduado Zorzanello, CEOs do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), lembrou da necessidade de união do setor de turismo como um todo para enfrentar as dificuldades do estado após os temporais.

Segmento importante

O foco do Fórum no treinamento dos profissionais de turismo para entender os perfis de turistas maduros não é à toa: 15% dos viajantes no território nacional têm mais de 60 anos, conforme apontou o Ministério do Turismo em 2022. Representando o Governo do Estado, o secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, Roberto de Lucena, reforçou a relevância econômica do segmento maduro para o turismo.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo (Foto: Paulo Atzingen)
Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo (Foto: DT)

“A pessoa com 60+ é um garoto, uma garota de 60 anos ou mais. São pessoas com disposição, perspectiva, vontade de viajar. Hoje, são pessoas cheias de vida, que irão viver muito ainda. A discussão não é mais o aumento do tempo de vida, mas de transformar o aumento do tempo de vida com boas experiências. É isso que falamos no turismo”, disse o secretário. Lançado no evento pelo Governo do Estado de São Paulo, o Guia de Turismo da Maturidade é uma opção para guias e agentes para mapear dezenas de destinos que possuem capacidade e preparo para receber o público 60+. O material fará parte de políticas do desenvolvidas em São Paulo dentro do tema do turismo social.

“O governo tem olhado para este turismo, entendendo que temos uma inversão da pirâmide demográfica. Até 2050, 60 milhões de brasileiros terão 60 anos ou mais+, o que demanda uma atenção diferenciada, cuidados especiais nos equipamentos e atrativos. Estamos trabalhando políticas públicas para saber o que faz sentido para o setor e para o turista”, destacou em entrevista ao DIÁRIO. Lucena acrescentou, ainda, que a secretaria pretende ampliar o ecossistema de ofertas de trabalho para outras minorias, como a população preta e LGBTQIA+.

Luciane Leite
Luciane Leite, Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Foto: DT)

A secretária Executiva de Turismo de São Paulo, Luciane Leite, destacou opções trazidas pelo Guia de turismos religioso, de bem-estar, gastronômico, sol e praia, entre outras, como as que mais atraem o segmento. Além disso, Luciane relembrou que o perfil do turista maduro é um perfil com “tempo e dinheiro para viajar. É uma população que viaja até três vezes por ano. Mesmo viajando em família, não descartam viagens individuais. Os agentes de viagem têm uma ‘baita’ oportunidade”.

Patrocinador principal do evento, o Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), foi representado pelo diretor-presidente Bruno Wending. A fala de Wending focou na importância de entender que os viajantes 60+ “quebram paradigmas”. “Querem interação com a natureza, isso vem interessando cada vez mais o segmento de aventura, por exemplo”, destacou.

Toni Sando, presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro (São Paulo Convention & Visitors Bureau e Visite São Paulo) e da Unedestinos (União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos) - (Foto: DT)
Toni Sando, presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro (São Paulo Convention & Visitors Bureau e Visite São Paulo) e da Unedestinos (União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos).  (Foto: DT)

Para o diretor executivo do clube de turismo Bancorbrás, Carlos Eduardo, o evento é uma oportunidade para lembrar a importância de promover passeios inesquecíveis. “Passeios que fazem pessoas com mais de 60 anos se encantarem também fará com elas tragam os netinhos adolescentes, que também se encantam. E é essa a lição: todas nós precisamos de atenção, carinho, significância. Este é o lema da nossa empresa: trabalhar a percepção do cliente e fazer com que ele sinta cada vez mais a quantidade de amor envolvida”, disse Carlos, um dos expositores do dia.

(Foto: DT)
Diretor Executivo da Bancorbrás, Carlos Eduardo (Foto: DT)

Discussão de comportamento

O primeiro painel do dia, Comportamento do consumidor 60+ e o que é afinal humanizar a sua marca, contou com a HEAD de planejamento estratégico na AlmapBBDO, Rita Almeida; o consultor de marketing digital no turismo, Thiago Akira; e a jornalista e fundadora da Business Factory, Thais Medina. Para Rita, o desafio do setor de turismo é jogar fora os estereótipos que a sociedade tem sobre a população 60+ e parar de considerá-los “de um jeito velho”. “Por que pensar nas suas vulnerabilidades e não nas suas fortalezas? Não somos um monte de necessidades ambulantes. Somos um monte de desejos ambulantes” afirma.

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