A interatividade com parceiros comerciais foi o principal objetivo do Workshop Destino Alemanha realizado nesta terça-feira (15), em São Paulo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
————————————–
Promovido pelo Centro de Turismo Alemão – DZT, o evento incluiu treinamento a agentes e operadores de viagem e contou com parceiros como a Lufthansa, Europcar, KD, visitBerlin, Munique, Appina Travel, Maritim, Vosaio e Miller Reisen.
Veja também as mais lidas do DT
À frente do escritório da DZT no Brasil, Margaret Grantham falou inicialmente sobre o momento especial que vive a Alemanha: “O Conselho Nacional de Turismo da Alemanha (GNTB, na sigla em inglês) criou a campanha global “Destino Alemanha – 30 Anos Após a Queda do Muro de Berlim”. Mas além da comemoração deste momento histórico, a campanha oferece uma plataforma aos parceiros dos 16 Estados federais (além de pequenas e médias empresas) na qual é possível apresentar seus produtos e serviços turísticos”, frisou Margaret durante o workshop.
Estatísticas
No ano em que se comemora os 30 anos da queda do Muro de Berlim, estatísticas do DZT Centro de Turismo Alemão indicam que, logo após a reunificação (existem estatísticas conjuntas apenas para o período de 1993 em diante), mais de 31 milhões de pernoites de visitantes internacionais foram registrados na antiga Alemanha Ocidental e 3,4 milhões na antiga Alemanha Oriental. Entre 1993 e 2018, o número de pernoites de visitantes internacionais mais do que dobrou, de 34,7 milhões para 87,7 milhões.
A presença de brasileiros na Alemanha também tem se mostrado significativa. Neste ano (2019) a Alemanha vem registrando nova onda de crescimento no número de pernoites de brasileiros. De acordo com Margaret, em julho deste ano foi percebido um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Nos primeiros sete meses deste ano a Alemanha teve 440 mil pernoites de brasileiros”, comemorou a diretora.
E deu alguns exemplos das cidades mais visitadas, como a própria capital Berlim que no mesmo período (janeiro a junho) teve um aumento de 3,5%. “Munique, por exemplo, de janeiro a julho, recebeu pouco mais de 28 mil turistas brasileiros, número que significa um aumento real de 3,2% sobre o mesmo período do ano anterior”, quantificou Margaret.