Maior evento público já realizado na história dos Jogos Olímpicos recebeu cerca de 4 milhões de visitantes
Agências com Edição do DIÁRIO
A Olimpíada acabou, mas deixa como legado para o Rio de Janeiro um novo “cartão postal”. Ao longo de 17 dias, o clima na região portuária no Rio de Janeiro foi de celebração na nova área da cidade, que recebeu o maior live site da história dos Jogos Olímpicos.
Veja também as mais lidas do DT
Durante o período da Rio 2016, o Boulevard Olímpico, que é uma realização da Prefeitura do Rio, contou com três espaços montados pela cidade: o maior deles aconteceu no Porto Maravilha; outro no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e o terceiro no Centro Esportivo Miécimo da Silva.
Ao todo, entre 5 e 21 de agosto, o Boulevard Olímpico (somando Porto Maravilha, Madureira e Miécimo) recebeu cerca de 4 milhões de pessoas e firmou-se como o maior evento público já realizado na história dos Jogos.
Batizado de “xodó dos cariocas”, o Boulevard Olímpico virou ponto de encontro da diversão e ficou no topo da lista de pontos turísticos da cidade mais visitados no período dos Jogos*. Da Praça XV até a Av Rodrigues Alves, passando pela novíssima Orla Conde e pela revitalizada Praça Mauá, a cada passo o público interagia com os artistas de rua, aproveitava o cenário para sessões de fotos, acompanhava as disputas nos seis telões de alta definição e curtia os shows dos três palcos instalados.
“Nos telões exibimos mais de 100 horas de transmissões esportivas. A vibração da torcida na emocionante vitória do Brasil conta a Alemanha, o silêncio de segundos para ver o fenômeno Usain Bolt, os gritos de Brasil a cada medalha deram o clima das grandes arenas ao Boulevard”, conta Gaetano Lops, diretor geral da Gael Comunicação, agência de Live Marketing responsável pela criação e organização do evento.
O sucesso foi tão grande que a Prefeitura do Rio decidiu manter atrações no Boulevard Olímpico do Porto mesmo no período de recesso entre o final da Olímpiada e o início da Paralimpíada. Quem visitar o local entre 22 de agosto e 6 de setembro encontrará diversos artistas de rua, poderá aproveitar as comidinhas dos food truckse bares e ver a galeria de arte urbana que a Av. Rodrigues Alves virou. O Balão Panorâmico Skol volta a partir do dia 23/08, e o público poderá subir a 150 metros de altura para conhecer o Centro do Rio de um outro ângulo. E a Casa Brasil continuará funcionando nesse período pré-Paralimpíada entre 14h e 20h.
Boulevard Olímpico em números
4 milhões público total
Mais de 100 horas de transmissão esportivas nos telões
110 horas de atrações musicais em todos os palcos
904 artistas de rua, entre atores, malabaristas, mímicos, dançarinos e músicos
Cerca de 5200 voos no Balão Panorâmico Skol
Cerca de 65 mil visitantes no Museu Itinerante “Se Prepara Brasil”, da Bradesco Seguros (Porto + Madureira)
Cerca de 1150 saltos no bungee jump Nissan#QuemSeAtreve
Aproximadamente 80 mil visitantes na Parada Coca-Cola
Mais de 20 mil visitantes na Nike Rio Sem Limites
Mais de 85 mil visitantes na Maquete do Lego
3.400 fotos impressas no projeto Inside Out
250 mil produtos vendidos nos cerca de 50 food trucks
500 mil litros de bebidas consumidas
1 tonelada de fogos de artifício
64 participantes da disputa Passinho de Ouro
320 participantes nas Férias no Parque, em Madureira, em 8 diferentes modalidades esportivas (badminton, capoeira, futebol de salão, futevôlei, judô, skate e tênis de mesa)
24 horas de samba no Encontro de Carnavais
200 crianças e jovens por dia, em média, participando das mais de 20 atividades esportivas oferecidas no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande (badminton, ginástica artística, tênis de mesa, futebol, judô, jiu-jitsu e ginástica artística, entre outras)
* Fonte: pesquisa realizada nos 10 primeiros dias de Olimpíada com turistas estrangeiros pelo Ipetur-RJ (Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ) e pela Fundação Cesgranrio, sob a coordenação do professor Bayard Boiteux.