Feira reuniu 1.700 visitantes, 210 estandes e 20 destinos internacionais
POR ZAQUEU RODRIGUES
Inspirado no tema Turismo em Transformação, o 33º Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado) chegou ao fim neste sábado (7) no Centro de Feiras e Eventos do Serra Park, na cidade de Gramado (RS).
Fundadora e CEO do Festuris, Marta Rossi ressaltou que a edição deste ano ocupou uma área de 22 mil m² e reuniu mais de 1.700 visitantes, 210 estandes, 20 destinos internacionais e 8 mil inscritos. A organização aponta um crescimento de 64% em relação ao ano passado.
Veja também as mais lidas do DT
Ela comemorou os corredores movimentados e os mais de 10 mil agendamentos realizados nos dias de evento. Para Marta, as transformações vivenciadas pelo setor o conduzem ao protagonismo econômico.
“Daqui a não mais do que 5 anos, talvez, o turismo seja a maior economia mundial, com o nosso planeta preservado”, projetou Marta, que aproveitou para celebrar a história da feira ao longo dos 33 anos e todos os profissionais e imprensa que ajudam a escrever o futuro do turismo.
CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello destacou a força do encontro. “Observamos a felicidade estampada no rosto de todos. Em cada estande visitado as pessoas nos diziam: estamos retomando”.
Zorzanello disse que o horizonte começa a iluminar após dois anos desafiadores para o turismo. “A feira de 2020 foi uma edição de sobrevivência, pois ainda não tínhamos vacinas. Hoje está todo mundo muito empolgado”.
A sustentabilidade, a diversidade e a inclusão formaram o tripé desta edição do evento, que reservou o núcleo central da feira para abrigar o espaço sustentabilidade e estantes focados no turismo de aventura e ecoturismo.
Esses valores são as bases para o turismo, aponta Zorzanello. “Nesta edição levamos muito a sério a inclusão, a diversidade e a inclusão. Tudo isso faz parte de um novo momento do turismo. Cada vez mais o setor quer caminhar com esse viés humano”, avisa.
País convidado
Eduardo Zorzanello revelou que a feira contará com um país convidado a partir da edição de 2022. O primeiro país a ocupar essa posição é a vizinha Argentina.
“Nada mais justo do que começar com o país que nos acompanhou em todas as edições. A serra gaúcha sempre foi passagem para os argentinos e, agora, queremos ampliar essa troca”, afirmou Zorzanello.
Ele explicou que a escolha de um país convidado em cada edição vai muito além de uma homenagem. Ela compreende, sobretudo, a troca de experiências e ações conjuntas de promoções entre os dois destinos durante o ano inteiro.
Secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Ricardo Sosa disse estar muito feliz com a escolha da Argentina como primeiro país convidado do 34º Festuris.
“Somos países estratégicos. Há uma imensa quantidade de turistas argentinos que passam pelo Rio Grande do Sul. O Brasil é o principal emissor de turistas para a Argentina”, destacou Sosa.
Em 2022, o 34º Festuris acontecerá de 3 a 6 de novembro.