O 34º Encatho & Exprotel acontece em agosto no CentroSul, em Florianópolis, e tem o tema focado em 3 pilares essenciais para o turismo e a hotelaria
Após a pandemia, o ano de 2023 promete ser o ano de recuperação total do turismo. Isso porque os dados mostram que já no primeiro semestre deste novo ano, as micro e pequenas empresas devem atingir o nível de estabilidade.
Além disso, devem consolidar o crescimento, com patamares pré-crise até o fim do ano.
Ademais, esse estudo realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostra ainda que entre os setores que saem na frente nessa recuperação estão ligados ao Turismo. Desse modo, são eles: os meios de hospedagens, transporte aéreo e aluguel de bens móveis.
Por outro lado, a preocupação é com os custos altos custos da rede hoteleira que, mesmo sem hóspedes, mantém uma estrutura de funcionários. Essa estrutura, se mal administrada, pode custar a vida de um empreendimento.
Um evento pensado para profissionais e empresários do turismo
Pensando justamente em auxiliar os empresários do macrossetor turístico a obter o melhor retorno, com uma gestão eficiente de seu negócio, e com pessoas motivadas e preparadas para oferecer as melhores experiências, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, realiza a 34ª edição do Encatho & Exprotel.
Dessa maneira, o maior encontro de Hoteleiros do Sul do país, acontece de 08 a 10 agosto, no CentroSul, em Florianópolis.
É importante dizer que toda esse fluxo econômico exige preparação, tanto da alta direção quanto dos profissionais que compões a liderança dos diversos setores de um estabelecimento.
Isso se deve ao mercado consumidor e suas exigências, que nos últimos anos, mudaram muito. Tanto que as experiências vividas em um destino já não são as mesmas e todas essas tendências trazem novas oportunidades e formas de se fazer turismo.
Ao mesmo tempo, há novos desafios tanto para profissionais quanto para negócios, que devem estar atualizados e adaptados às melhores práticas.
Veja também as mais lidas do DT
Pessoas, Gestão e Experiências é o tema do 34º Encatho & Exprotel
Esse é trio do sucesso dos negócios ligados ao turismo. Isso porque as pessoas, independente do segmento, precisam estar sempre no centro de tudo. Sejam colaboradores ou clientes.
Isso posto, uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.
Ainda, a saúde é outro item que ganhou destaque durante a pandemia e envolve tanto os consumidores quanto funcionários. Tanto a saúde física quanto a saúde mental, passaram a fazer parte das estratégias das organizações. Além disso, elas prometem ser um dos destaques quando o assunto é pessoas.
Já o coração da empresa é a gestão. Isso acontece porque a gestão é uma habilidade que a maioria dos empreendedores aprenderam em campo, de forma prática.
Contudo, ser um bom gestor pode ser um desafio, pois é preciso ter a visão do todo. Também, é importante lembrar que a razão para muitas empresas fecharem na pandemia foi a má gestão, tanto de processos quanto de recursos.
Então, aprender sobre indicadores de negócios, gestão de resultados e controle é outro destaque que não pode ficar de fora.
Em seguida, a experiência do consumidor fecha esse triângulo temático. Nesse contexto, estudos comprovam que ter experiências diferentes traz mais felicidade do que comprar bens. Além disso, depois do período de confinamento, as pessoas estão buscando por experiências fora do comum.
Nesse sentido, é possível explorar lugares, comer coisas diferentes, praticar esportes radicais ou apenas ter mais contato com a natureza. Independentemente do que o cliente procura, a forma como cada um interage é diversa e complexa. Sendo assim, o grande diferencial é a qualificação das pessoas para operar tudo isso de maneira a encantar.
Capacitação e oportunidade de negócios
Rui Schurmann, diretor-presidente da ABIH-SC, lembrou que o 34º Encatho & Exprotel, tal qual nas edições anteriores, é um evento gratuito.
“Três dias para que os hoteleiros e profissionais de setor possam se preparar, se atualizar e realizar bons negócios. Temos uma educação focada para o consumo”, comentou.
“Aqui os profissionais aprender a fazer uma melhor gestão de produtos para reduzir custos e aumentar a eficiência, e o empresário tem em um mesmo espaço, inúmeras opções em produtos e serviços que se adaptem à realidade de cada empreendimento. Capacitação é o primeiro passo para o sucesso empresarial”, enfatizou Rui.
Para Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação do evento, o evento é bem completo no que se diz respeito a programação técnica.
“São palestras, painéis, Simpósio de Governança, Fórum, além de salas de capacitação e reuniões de entidades do trade. São 3 dias com opções para profissionais de diferentes áreas do negócio, distribuídos ao longo do dia. Sem desculpas para não estar presente”.
Programação do 34º Encatho & Exprotel
Para a responsável pelo Encatho, Juliana Bossi Castro, o evento vai além de qualificação e negócios.
“O Encatho & Exprotel tornou-se um importante espaço para reunir lideranças nacionais para discussão de novos produtos turísticos, apresentação de serviços e soluções, e relacionamento com os atuais clientes”, comentou.
“A visibilidade proporcionada e a qualidade do público participante fazem do evento o melhor ponto de encontro para quem atua no mercado turístico. Sejam profissionais, fornecedores ou lideranças públicas e empresariais”, reforçou.
Inclusive, o evento chega na sua 34 edição, mostrando solidez e compromisso com resultados. Também, vale lembrar que na última edição, 3024 pessoas passaram pelo evento. Além disso, elas vieram de 205 cidades, 15 estados e dois países.
Já a ampla programação contou com mais de 40 especialistas e, na área de exposição, 50 empresas representaram mais de 300 marcas.
Ainda, ocorreram 15 reuniões de entidades do trade e autoridades. Dessa forma, mostrando a união do público com o privado, em todas as esferas,e do regional ao nacional. Ainda, esse é um evento que faz parte da agenda de pessoas em busca de novidades, conhecimento, networking e bons negócios.
Como cadastrar sua empresa?
Para saber como sua empresa pode participar do 34º Encatho & Exprotel, tanto nas salas de capacitação quanto na área de exposição, basta pedir informações ou reservar o seu espaço.
Dessa maneira, entre em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659.
Por fim, vale lembrar que as inscrições para o evento são gratuitas e serão liberadas em breve no site oficial.
Serviço
34° Encatho & Exprotel
Data: 8 a 10 de agosto
Local: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Realização: ABIH-SC
Para mais informações, acesse o site oficial.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.