Três mil pessoas estiveram no Centro-Sul, em Florianópolis, nos três dias de evento
Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO*
A última palestra da 35ª edição do Encatho & Exprotel, evento que atraiu mais de três mil pessoas em três dias, fez o público de hoteleiros deixarem o Centro-Sul, em Florianópolis, motivado a encontrar as alavancas para o sucesso empresarial. No último painel, ocorrido nesta quinta-feira (25), o líder do programa de mentorias Iron Business e cofundador da BRL Educação, Ravell Nava, falou sobre a possibilidade de alcançar “resultados extraordinários” no setor.
Veja também as mais lidas do DT
Na palestra, intitulada “08 Alavancas do Crescimento Empresarial”, o público relembrou conceitos importantes para o mundo empresarial e que devem ser aplicados no setor hoteleiro. No entanto, ele também trouxe questões importantes que nem sempre passam pela mente de empresários. Ele sugere, como uma das “alavancas”, que empresários cuidem da alimentação e do tempo de descanso de seus colaboradores, por exemplo. “O sono reduz o estresse, controla o apetite, melhora o humor, melhora a memória, o raciocínio e a imunidade (…) Empresas são CNPJs, mas elas são formadas por CPFs”, revela.
Responsabilidade e expectativa
Nava foi o último palestrante do 35º Encatho & Exprotel. Antes dele, dezenas de especialistas subiram no palco ao longo de três dias de programação intensa no evento. As experiências e os conhecimentos compartilhados forneceram uma ampla gama de insights para o setor de turismo e hotelaria.
A programação inclui painéis sobre liderança feminina no turismo, estratégias de vendas, tendências de ações sustentáveis, importância de assessorias jurídicas, e mais. “Com relação ao ano passado, a gente imaginou que fosse ter, em razão da data, que é que é em julho e não foi em agosto, que nós fôssemos ter praticamente o mesmo público. Agora, a gente conseguiu concentrar um público mais interessado”, disse ao DIÁRIO Rui Schürmann, diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis SC (ABIH-SC), entidade organizadora do evento. “Não tem aquele cara que não sabe se vai comprar, eles vêm realmente para comprar. Então isso acho que essa é a grande mudança do ano passado para esse ano”.
No total, três mil pessoas estiveram no centro de convenções na capital catarinense. Os participantes vieram de 181 municípios brasileiros, de 16 estados, mais o Distrito Federal, e de outros dois países além do Brasil: Argentina e Uruguai. Além de eventos paralelos, 86 estandes e 47 palestras trouxeram conhecimento para o público, que incluiu 67 autoridades, 102 profissionais da imprensa, 53 estudantes. Mais de 200 marcas estiveram presentes.
Schürmann também avaliou o legado que a 35ª edição do Encatho & Exprotel deixa para os anos seguintes. “Eu diria que talvez o que fica mais forte para a gente é a responsabilidade. Responsabilidade, porque a gente vem fazendo eventos melhores a cada ano e fica a responsabilidade de fazer um muito melhor ano que vem, então isso que dá um pouco frio na barriga, que deixa a gente um pouco mais receoso de ter que superar as expectativas. Porque a gente acaba criando uma expectativa, supera e daí no ano seguinte fica mais difícil ainda”, concluiu.