Ponto alto das apresentações na tarde desta quarta-feira (30), durante o 36º Encatho & Exprotel, em Florianópolis, foi o otimismo de Catiane Seif, Secretária de Turismo de Santa Catarina. A titular da pasta traçou, numa concorrida palestra, o atual panorama do Turismo estadual, ao afirmar que com a criação da Secretaria, há dois anos, o setor conquistou um olhar particular.
Cecília Fazzini, de Florianópolis*
Entre os avanços, Seif relacionou a criação e consolidação da marca promocional do destino, que passou a ser permanente. A conduta em relação aos eventos também foi resignificada e o posicionamento como destino de excelência “temos muito a melhorar, mas já caminhamos”.
Santa Catarina é rica em atrativos, apesar de representar 1,12% do território nacional, e arrecadou R$ 4,5 milhões só em janeiro de 2025 com a atividade turística, que hoje representa mais de 12% do PIB do Estado. As receitas do setor injetam ânimo na economia do Estado. Bo período mensurado de junho a junho, o resultado foi de R$ 41 milhões no registro encerrado no mês passado, ante o balanço que registrou saldo de R$ 36 milhões nos doze meses contabilizados em junho de 2024.
Outra frente de crescimento ocorreu em rotas internacionais, na ligação com a Europa. Há um ano Santa Catarina é servida por voo da TAP, ligando Lisboa à capital catarinense. “No mercado internacional não basta ser bom, tem que ter credibilidade”. Hoje essa rota já conta com nível de 86% de ocupação.
Fortalecer regiões
Expandir relacionamento com outros destinos internacionais, se fixar como destino de excelência e preparado. Mas, Seif reconhece que há lições internas ainda a serem feitas. Se 2023 foi dedicado ao planejamento, o ano seguinte ao trabalho prático intensificado e 2025 dedicado ao fortalecimento dos destinos regionais, alguns mais maduros e outros ainda a serem desenvolvidos. “A missão é se aprofundar, identificar e aumentar a aposta no potencial das localidades”, antecipou a Secretária. Ela ressalta que às vezes não falta dinheiro, porque algumas localidades carecem de estratégia e criatividade, observa ela.

As quatro estações
Catiane Seif adiantou que, privilegiada por estar abaixo da linha do Equador, o destino quer ir além do verão, nas praias ao promover em grande estilo o inverno, com a campanha “Santa Catarina, O Inverno é Aqui”. E mais: Com o título “Onde a Primavera Vira Festa!”, intensificando as ações e reformulando o calendário de eventos no temporada de baixas temperaturas.
Seif também comemora o fato do ticket médio ter evoluído 50%. “Buscamos um visitante mais qualificado, com maior poder de desembolso de recursos, capaz de alavancar os atrativos. Planejamento, união e parcerias produtivas, sintetizam o lema da pasta que Catiane comanda.
ENCATHO – EXPROTEL
*A jornalista viajou a convite da organização do evento com seguro viagem da Europ Assistance
LEIA TAMBÉM:
36º Encatho & Exprotel: Hospitalidade pelos sentidos, muito além das vias tecnológicas