O 36º Encatho, promovido pela ABIH regional, foi inaugurado, no início da noite desta terça-feira (29), em cerimônia no espaço de convenções do Centrosul, em Florianópolis, (SC)
CECÍLIA FAZZINI – especial para o DIÁRIO, de Florianópolis
A 36ª. edição do evento – que se estende até a próxima quinta-feira (31) une conteúdo em torno do tema central: “Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade” e destaca, simultaneamente, na Exprotel, produtos e serviços voltados ao setor, reunindo mais de 200 marcas, distribuídas em 86 estandes.
Num clima festivo e ao mesmo tempo reflexivo sobre os desafios que a hotelaria do País tem pela frente, Margot Rosenbrock, Diretora-presidente da ABIH-SC elogiou o trabalho dos players que atuam em terras catarinenses e listou pautas que norteiam os pleitos dos empreendedores da atividade.

Conversar e nos unir
Da indispensável bandeira de manutenção das garantias do PERSE à escala 5×2 na hotelaria, indústria que trabalha em regime de jornada intensiva, lembrou a respeito da reforma tributária, uma luta que permanece, conforme a dirigente. O cancelamento sem ônus nas compras online na hotelaria, ao pagamento do ECAD (direitos autorais) foi relacionado entre os assuntos que afetam a hotelaria diretamente. “Precisamos conversar sobre todos esses assuntos e nos unir e assinalar a hotelaria como negócio, representamos um setor produtivo relevante, precisamos estar irmanados no mesmo ideal e isso faz toda a diferença”, sintetizou a dirigente e anfitriã do 36º. Encatho.

Espírito colaborativo
Ao falar ao público presente, Manuel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional, acentuou a relevância, não apenas regional mas também no âmbito nacional do encontro catarinense. Ele, que completa uma dezena de participações no Encatho à frente da entidade, considerou que “Deus foi generoso com Santa Catarina, por suas belezas naturais, hoje o brasileiro procura ter mais lazer e este estado faz toda a diferença nessa demanda crescente”, salientou Linhares ao DIÁRIO DO TURISMO antes do seu discurso.
Considera que a hotelaria do estado sulista, no seu entender, conta com gestão qualificada e tem o bem receber afinado com que há de mais moderno. “Quem vem à Santa Catarina quer voltar”, sentencia. O sucesso do Encatho mostra, de acordo com ele, que aqueles que dedicaram a vida ao Turismo colhem os resultados de um setor que gera emprego e movimenta a cadeia produtiva. “Juntos, com espírito colaborativo, vamos construir um País mais forte em que o setor seja o vetor do desenvolvimento econômico”.

Destino Seguro
O destacado papel do Encatho compôs a fala de Katiane Seif, secretária de Turismo do Estado de Santa Catarina, para quem o evento é um marco, “oportunidade de conectar os municípios turísticos e também a hotelaria”. Frisou que o governo do Estado trabalha para fazer o destino ser reconhecido como um dos principais polos turísticos do País. Reafirmou, ainda, o compromisso da esfera oficial com o setor: “acreditem em Santa Catarina e no nosso turismo, nosso objetivo é posicionar nossos atrativos como um dos melhores do Brasil e no cenário internacional”. Entre os atributos que vão além de natureza e estrutura para receber o visitante, considerou o alto grau de segurança como um dos fatores que contribuem para a escolha do viajante pelas localidades disponíveis no mapa turístico estadual.

Homenagens
Tradicional nas edições do Encatho, a homenagem à personalidades que destacam na vida privada e pública.
Na noite desta terça-feira, o Prêmio Maria Helena Petry, foi destinado a Lara Perdigão, como destaque feminino, como reconhecimento ao trabalho da consultora. Ela que foi secretária de Turismo de Ubirici (SC), tem comprovada experiência em gestão de pessoas, consultoria de vendas, MKT, programas de qualidade total e responsabilidade social.
O Prêmio João Eduardo Amaral Moritz, coube ao hoteleiro Osmar Vaillati, proprietário da Pousada Pedra da Ilha e do Solar Pedra da Ilha, no município de Penha – SC.

Distinção como homem público, a homenagem coube ao Governador Jorginho Melo, que não compareceu ao evento, foi representado na ocasião pela secretária do Turismo Katiane Seif. Já a iniciativa privada foi condecorada na pessoa do executivo Marcelo Dezoni, da empresa Colchões Onix.
*A jornalista Cecília Fazzini viajou convidada pela organização da Encatho & Exprotel com seguro viagem da Europ Assistance
LEIA TAMBÉM:
Encatho & Exprotel 2025 destaca inovação, negócios e hospitalidade no turismo catarinense