Tecnologia da KLM está sendo implantada em parceria com aeroporto de Amsterdã. O período de testes deve durar pelo menos três meses.
Redação do DIÁRIO com agências
A KLM e o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, apresentaram uma novidade para os passageiros. Começaram a testar o “embarque biométrico”, sistema que permite embarcar sem a necessidade do cartão ou passaporte. O período de testes deve durar pelo menos três meses. Por meio desses testes, querem estudar o funcionamento da tecnologia de reconhecimento facial – a velocidade do sistema, a confiabilidade e praticidade de utilização. Também analisarão o processo de embarque e a experiência dos passageiros.
Veja também as mais lidas do DT
Por enquanto, os testes acontecem em apenas um dos portões, e para experimentar a novidade os passageiros devem se registrar previamente em um quiosque especial, na própria área de embarque. O registro envolve digitalizar o passaporte, o cartão de embarque e o rosto do passageiro. Os dados serão usados somente para o teste em respeito à privacidade dos participantes.
Nos últimos dois anos, a colaboração do aeroporto com a KLM e com as autoridades governamentais resultou na introdução da primeira verificação de segurança para passageiros, tripulação e funcionários digital, e da nova faixa de segurança inaugurada em 2015. No momento, um teste envolvendo bagagem de mão que permite que os passageiros deixem seus laptops e líquidos em suas malas está em funcionamento.