Cerca de 43% da população brasileira que mora longe das capitais quer viajar, seja para trabalhar, para lazer ou simplesmente para se deslocar de uma cidade para outra. O dado foi divulgado pelo Instituto Data Popular – que acompanha o crescimento e desenvolvimento das classes C, D e E.
A pesquisa reforça a importância do Plano de Aviação Regional para democratizar o transporte aéreo no Brasil e desenvolver a economia do interior do País.
De acordo com o levantamento, essa parcela da população não viaja pela distância dos aeroportos (apenas 77 terminais operam regularmente no interior) e pelo preço das passagens, que são em média 31% mais caras quando envolve uma rota regional.
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Com os investimentos de R$7,4 bilhões na reforma ou construção de 270 aeroportos, o programa de aviação regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC) quer deixar 96% da população a pelo menos 100 km de um terminal. Hoje, apenas 40 milhões de brasileiros têm o acesso facilitado dessa forma. Desse total, 229 já estão com projeto em elaboração e as obras começam a ser licitadas e iniciadas no segundo semestre deste ano.
Com essa expansão da aviação regional, a oferta de rotas para o interior do Brasil deve, pelo menos, duplicar. Hoje, o País conta com 647 rotas regionais – que tem a origem ou o destino em um aeroporto regional.
“Temos que pensar no desenvolvimento dos negócios agrários, na exploração dos nossos recursos minerais e no turismo. Essas três variáveis fazem com que todo o território brasileiro esteja ocupado”, concluiu o ministro da Aviação, Eliseu Padilha.