Com diversas palestras sobre experiências, alimentos e bebidas, o 5° F&B&E Academy cativou participantes em SP
Reunindo cerca de 200 pessoas com sede de aprendizado sobre o universo da alimentação, bebidas e entretenimento, o 5° F&B&E Academy começou. O evento aconteceu nesta manhã, 15, no hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo. Inclusive, é a primeira edição após a pandemia.
Para iniciar o dia de capacitações, Thomas Dubaere, o CEO da Accor Américas para as marcas Premium, Midscale & Economy”, deu uma palestra enriquecedora sobre esse setor.
No 5° F&B&E Academy, Thomas propõe um novo olhar sobre o setor
Depois de se “transformar” em um chef ao som de AC/DC, Thomas relembrou o que significa a sigla F&B&E: “Food (Alimentação), Beverage (Bebidas) & Entertainment (Entretenimento).”
Então, Thomas propôs aos participantes uma reflexão sobre mudar a ordem dessa sigla para E&F&B.
“O que o hóspede fala sobre o restaurante do hotel? “Gostei da comida, gostei de conhecer o cozinheiro, a cozinheira, o tratamento do garçom e da garçonete, o sorriso no rosto”. Além da alimentação, é claro, é a experiência do hóspede. Além disso, pessoal, vocês fazem a diferença”, comentou.
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Em seguida, Thomas falou sobre alguns bares e restaurantes dos hotéis Accor no Brasil que se destacaram em 2022. Como por exemplo o restaurante QCeviche, o qual traz a culinária peruana e que foi criado no Brasil. Com o sucesso estrondoso, o restaurante também foi para o Peru e outras localidades.
Dubaere também ressaltou pontos importantes para continuar desenvolvendo o setor E&F&B, tais como ESG, treinamentos e o impacto do setor no revenue management do hotel.
Por fim, Dubaere comentou: “Lembrem-se, pessoal: surpreendam seus hóspedes, seus guests. Surpreendam-me. Muito obrigado!”.
Experiência e o setor de alimentação e bebidas caminham juntos
Ainda, Thomas Dubaere deu uma coletiva de imprensa e falou ao DIÁRIO sobre as expectativas e o objetivos do evento: “cerca de 30% dos participantes deste F&E&B Academy são novos”, informou.
“Além disso, quase 90% dos palestrantes são de empreendimentos fora da rede Accor. Por quê? Durante 1 dia e meio, nós propomos aos participantes um olhar fora da empresa, para que vejam, com números e resultados, outros exemplos do mercado e se inspirem”, comentou o CEO do grupo hoteleiro.
“O que nós queremos é mostrar como a experiência faz parte do setor de alimentos e bebidas, e como ela caminha com esse setor e o transforma. Com o F&B&E, não queremos somente atrair os hóspedes. É claro, eles são a parte mais importante. Mas também, com as experiências, atrair os moradores da comunidade local para participar. Além disso, dar oportunidade de trabalho á essas pessoas e desenvolver a cadeia do setor”, complementou.
Autonomia das equipes para a criatividade
Outro ponto que o CEO destacou é a autonomia das equipes dos hotéis para criar experiências, algo que é possível na rede Accor.
“Claro, todos respondem ao gerente geral, mas há uma autonomia dessas equipes dos hotéis para criar. Então, por exemplo, eles pensam: “vamos colocar uma música e criar um cardápio de drinks e petiscos, por exemplo, que combinem com essa música.” Pronto, já é uma experiência”, explicou Dubaere.
“E é justamente isso que o hóspede colocará no Instagram ou nas avaliações de sites de viagens, etc. Ou seja, a experiência que teve quando visitou um restaurante QCeviche, por exemplo, que fica em um hotel Accor”, complementou.
Quanto à criação de um conceito para os restaurantes, por exemplo, a autonomia e a criatividade também estão presentes. “Além disso, a melhor maneira é criar um comitê de pessoas. Porque, nesse comitê, além de especialistas em alimentos em bebidas, há profissionais da comunicação, entre outros, que juntos, podem elaborar um conceito juntos”, Thomas informou.
Engajamento das equipes
Além disso, Oliver Hick, COO Brasil da Accor para marcas Premium, Midscale & Economy”, apontou que o foco do 5º F&E&B Academy também é o engajamento das equipes. “Hoje, os tempos são diferentes, o mundo é diferente, e é preciso engajar e motivar essas pessoas que querem trabalhar com a hotelaria e o setor de F&B&E, ou E&F&B.”
5° F&B&E terá palestras e painéis sobre vários temas
Além disso, o evento terá palestras com diversos temas. Entre eles, estão: novos desafios e diferentes modelos de negócios no Food Service; benefícios de incluir cardápios vegetarianos nos hotéis; entretenimento e experiência na jornada do cliente.
Além de novo perfil de colaboradores e treinamentos na hotelaria; uso da tecnologia no momento atual; e quebra de paradigmas em uso de produtos pré-processados.
Inclusive, o Coffee break do evento será 100% com alimentos a base de plantas.
Já na sexta-feira, 16, o evento termina, com 2 rodas de conversa sobre desperdício alimentar e conceitos de restaurantes e implantação.
Para saber mais, acesse o site oficial do grupo hoteleiro.
Por Caroline Figueiredo- repórter do DT.