5º Expo Fórum Visite São Paulo se torna farol para as renovações do turismo

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Encontro estratégico do trade paulista ilumina as movimentações que estão redesenhando o mapa do turismo brasileiro e antecipa as novidades do setor

POR ZAQUEU RODRIGUES

O 5º Expo Fórum Visite São Paulo, realizado nesta quinta-feira (20) no hotel Sheraton São Paulo WTC, na zona sul paulistana, apresentou um panorama das estratégias que estão redesenhando o mapa do turismo brasileiro. O encontro do trade paulista é feito anualmente pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau em parceria com a ABEAR [Associação Brasileira das Empresas Aéreas] e apoios da secretaria municipal de Turismo de São Paulo e a secretaria de Turismo e Viagem do estado de São Paulo.

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Conectando Pessoas e Negócios

A edição deste ano foi inspirada no tema Conectando Pessoas e Negócios e reuniu 700 profissionais do turismo. O novo ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, impossibilitados de participarem presencialmente em função de compromissos em Brasília, prestigiaram o 5º Expo Fórum Visite São Paulo por meio de vídeos gravados e exibidos no telão. A programação do encontro reuniu painéis, palestras, exposição de atrativos e destinos paulistas, arte, gastronomia, negócios, lançamento de livro, homenagens e oficinas.

O presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, afirmou que esta edição representa um marco na história do encontro. “É um evento de conteúdo na parte da manhã, de exposições na parte da tarde e integração entre as pessoas. As pessoas estão muito carentes e precisando de informações de qualidade. E o fórum proporciona justamente esse encontro de gente que está fazendo negócios, desenvolvimento o turismo e fazendo com o que o nosso estado prospere”.

Presidente do SPCVB e anfitrião do 5º Expo Fórum Visite São Paulo, Toni Sando disse ao Diário que a nova campanha de promoção fará dez roadshows no Brasil e 5 no exterior ainda este ano. Foto; Zaqueu Rodrigues

Nova campanha e roadshows

A continuidade no trabalho de promoção dos atrativos e destinos do estado é trunfo do trade paulista, constata Toni Sando. “Estamos seguindo no que a gente investiu nos últimos 4 anos com a campanha São Paulo Pra Todos. O nosso objetivo é manter a força para que as pessoas se associem do Brasil ou qualquer lugar do mundo. A nova campanha de promoção dos atrativos e destinos do estado inicia no trade, depois segue para a grande mídia. A proposta da campanha e dos roadshows no Brasil e no exterior é mostrar aos agentes e operadores a importância de São Paulo no turismo por meio dos atributos que o destino pode oferecer aos viajantes”.

Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagem de São Paulo, apresentou ações para impulsionar o setor nos destinos paulistas, como a criação da Academia de Turismo para capacitar os profissionais e nova campanha de promoção do destino São Paulo. Foto; Zaqueu Rodrigues

O secretário de Turismo e Viagem do estado de São Paulo, Roberto de Lucena, explicou ao Diário que “a nova campanha de promoção de São Paulo será o carro-chefe dos 10 roadshows nacionais e 5 internacionais programados para acontecer no segundo semestre deste ano. O roadshow do destino São Paulo é feito em parceria pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau, o município de São Paulo e a secretaria de estado de turismo”.

A nova campanha de promoção do destino São Paulo – prossegue o secretário – apresenta os atrativos e destinos turísticos do estado todo. “Ela mostra a nossa riqueza social, o nosso ativo sustentável e ecológico e a infraestrutura que temos. A campanha ficou a cara de São Paulo. São Paulo é tudo isso e muito mais”, celebra Lucena, que projetou um cenário muito positivo para o turismo paulista com a expansão de eventos e a construção de grandes empreendimentos.

Encontro estratégico

Para Lucena, o fórum é o lugar de encontro dos mais estratégicos atores do turismo do estado de São Paulo. “Aqui temos compartilhamento de dados, informações e experiências, e também prestamos as contas do trabalho que estamos fazendo”, disse Lucena, que anunciou o lançamento da Academia de Turismo, especializada na educação, capacitação, pesquisas e inovação”.

“Eventos como esse são fundamentais para promover e desenvolver os nossos destinos turísticos, além de incentivar a troca de experiências de sucesso em todo o setor. O turismo é potente e tem capacidade de representar um novo pré-sal para o Brasil, tanto para a geração de emprego e renda quanto para a transformação de vidas, e esse é nosso compromisso. O Ministério do Turismo está de portas abertas para trabalhar iniciativas de fortalecimento do nosso setor. Contem comigo”, afirmou em vídeo o novo ministro do turismo.

Também por meio de mensagem de vídeo gravada, Marcelo Freixo disse querer ver o turismo de negócio brasileiro na prateira fundamental dessa agenda no mundo. “A gente sabe o quanto temos que caminhar para isso, mas a Embratur é um lugar de trabalho técnico, de muito diálogo e de muita construção conjunta com vocês para que a gente possa gerar emprego, renda e desenvolvimento para toda essa diversidade que os negócios no Brasil têm”.

600 milhões de reais em ISS

O secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho, ressaltou a relevância do destino São Paulo. Ele disse que cidade recebeu quase 16,9 milhões de turistas no primeiro semestre de 2023. “É um número bem significativo. Isso tem sido impulsionado principalmente pelas feiras de negócios e pelos eventos internacionais que a gente está conseguindo trazer para o município, como o The Town, evento de 5 dias que deve atrair um público de quase 500 mil pessoas”, disse ele em palestra no 5º Expo Fórum Visite São Paulo.

Secretário municipal de turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho apresentou as realizações do turismo na cidade. Estimativa é arrecadar com eventos 600 milhões neste ano. Foto; Zaqueu Rodrigues

Marinho pontuou que a secretaria municipal de Turismo está buscando soluções tecnológicas e sustentáveis. Nessa linha estão ações para preparar os empreendedores do setor de turismo para as inovações, alternativas para que as CITs se tornem mais tecnológicas e sustentáveis e uma parceria com a Turistech Hub para preparar o receptivo da cidade. O secretário municipal de turismo de São Paulo também anunciou que a projeção é arrecadar – até o fim deste ano – 600 milhões de reais em ISS com a realização dos grandes eventos.

Orlando Souza, diretor executivo do FOHB, deu um panorama da hotelaria brasileira
Orlando Souza, diretor executivo do FOHB, deu um panorama da hotelaria brasileira e apontou a tendência de expansão dos segmentos econômicos e super econômicos / Foto; Zaqueu Rodrigues

A hora e vez dos econômicos 

O panorama hoteleiro foi esmiuçado pelo diretor executivo do FOHB, Orlando de Souza, que apresentou algumas tendências do setor, como a expansão de empreendimentos econômicos e super econômicos puxados pelos contratos de administração (57%), arrendamento e franquias. Souza apontou queda de 12% na construção de novos hotéis neste ano – reflexo da dificuldade do mercado de elevar as tarifas.

“Eventos como esse revela a importância do turismo como setor econômico, pois ele é visto por aí como um setor marginal. O turismo permite a rápida geração de emprego, renda e mão de obra. O Expo Fórum Visite São Paulo ilumina a importância do setor para o país. O estado de São Paulo tem uma oferta turística extraordinária e as dez melhores rodovias do Brasil. A campanha de promoção do destino é essencial para mostrar essa estrutura rodoviária”, enfatizou Souza.

O 5º Expo Fórum Visite São Paulo os desafios do segmento para expandir diante de aeroportos saturados. Ruy Amparo, da Abear, lembrou que as companhias aéreas estão trabalhando para pagar a fatura bilionária contraída na pandemia. Já Ronei Glanzmann, do Aeroporto São José dos Campos, apresentou um projeto para transformar o Aeroporto SJC, que já possui uma estrutura de ponta, no aeroporto low cost do Brasil. Esse aeroporto é estratégico e apontado como essencial para ampliar a chegada de turistas no estado de São Paulo. O executivo destacou que os viajantes de Brasília, por exemplo, conhecem Gramado, no Rio Grande do Sul, mas não conhecem Campos do Jordão em função da dificuldade de acesso.

O SPCVB também celebrou os hotéis do estado que mais contribuíram com o turismo, como o Hotel Unique, Fasano São Paulo e Pullman Ibirapuera / Foto; Zaqueu Rodrigues

Memoráveis

O 5º Expo Fórum Visite São Paulo também foi palco de homenagens aos profissionais e empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento do turismo.  A organização fez um minuto de silencio em memória de Magdala Castro, fundadora da revista Hotelnews e da feira Equipotel, que faleceu no início de julho. O SPCVB também celebrou os hotéis do estado que mais contribuíram com o turismo, como o Hotel Unique, Fasano São Paulo e Pullman Ibirapuera.

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