Painel na 60ª Equipotel reuniu Marcelo Van Roey, presidente da Resorts Brasil; Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu; e Felipe Castro, diretor de operações do Grupo Tauá
POR ZAQUEU RODRIGUES
Os desafios e as oportunidades dos resorts brasileiros na busca e retenção de profissionais qualificados foram abordados neste último dia de 60ª Equipotel em painel realizado pela Escola de Hoteleiros.
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Sob a mediação de Liz Nunes, fundadora da Escola de Hoteleiros, o debate reuniu os especialistas no tema Marcelo Van Roey, presidente da Resorts Brasil e diretor geral dos Hotéis Senac; Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itú; e Felipe Castro, diretor de operações do Grupo Tauá.
Marcelo Roey iniciou a conversa apontando que 50% dos resorts brasileiros estão localizados em cidades pequenas. “Se por um lado isso representa um desafio, por outro representa oportunidade para formar talentos. O nosso grande desafio é como atrair as novas gerações para o nosso mercado”, disse o especialista.
Felipe Castro, diretor de operações do Grupo Tauá, entende que a retenção dos talentos é outro desafio dos resorts. “Para reter os profissionais, investimos em capacitação e plano de carreira. No ano passado, no grupo Tauá, 50% do nosso quadro teve crescimento de carreira”.
O investimento na capacitação das lideranças nas mais diversas áreas do empreendimento é essencial, apontou Castro. A meta do grupo Tauá, informou ele, é que, em dois anos, 50% da liderança seja formada por profissionais internos.
Carlos Jacobina disse que a Accor amplia a capacitação das lideranças para reter os talentos. Ele lembrou que é importante ser criativo para formar e estimular os profissionais. “A gente oferece cursos de lideranças para quem não tem faculdade e busca caminhos para a formação por meio de prefeituras, parcerias com Ongs”.
A jornada profissional
Marcelo ressaltou que a retenção de talentos exige um acompanhamento da jornada do profissional desde o seu acolhimento. “É fundamental a gente sentir o clima, acompanhar de perto, ter feedbacks e entender como o colaborador está sendo acolhido”.
“É fundamental a gente sentir o clima, acompanhar de perto, ter feedbacks e entender como o colaborador está sendo acolhido” Marcelo Van Roey, presidente da Resorts Brasil
A compreensão da jornada do colaborador ajuda a identificar os motivos pelos quais ele está saindo, complementou Felipe. “A gente ainda peca na jornada do colaborador”, afirmou ele, lembrando que 75% dos profissionais saem por conta da liderança.
Jacobina pontuou que a retenção de profissionais qualificados começa pelo recrutamento, pelo acolhimento com transparência e informação sobre a cultura da empresa, os valores. “Invista em você”, orientou o especialista, ressaltando que resort é ápice do serviço.
Felipe disse que não há resort que não tenha vagas para gestores. O diretor de Operações do Grupo Tauá alertou que o setor corre o risco de vivenciar um apagão de lideranças. E o mercado de resorts está em expansão, avisa Marcelo.
Marcelo destacou que os resorts estão em expansão no Brasil. A projeção é entre 7 e 10 resorts brasileiros nos próximos anos. “A formação é o caminho. Você não será um líder na hotelaria se você não quiser”.