Edição de 2024 do 6º E&F&B reúne representantes do setor de gastronomia em São Paulo com tendências e boas práticas
*Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO
Com auditório lotado e ampla programação de imersões no mundo das experiências para hóspedes, a 6a Edição do E&F&B Academy teve início na manhã desta segunda-feira (9), no Hotéis Grand Mercure Vila Olímpia São Paulo e Pullman Vila Olimpia, em São Paulo. Realizado pela Accor, o evento anual reúne gerentes, coordenadores do setor de alimentos e bebidas (A&B), além de chefs de cozinha e colaboradores de hotéis para conhecer boas práticas que direcionarão o segmento.
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CEO da Accor, Thomas Dubaere abriu a rodada de apresentações com as tendências no setor de hospitalidade no Brasil e no mundo, entre as quais destacam-se ações de ESG (ambiental, social and governança, na sigla em inglês) e melhorias na experiência do hóspede como prioridades nos hotéis.
Desde o ano passado, 85% dos hotéis da empresa eliminaram o plástico de uso único da experiência dos hóspedes, de acordo com o CEO. Dubaere mostrou como a adoção de medidas de gerenciamento de carbono e a implantação de estratégias de diversidade entre colaboradores se fazem necessárias em todo hotel, inclusive nas áreas de A&B. Para ele, o conceito de “bleisure” (mistura do segmentos corporativo com o de lazer, ou business travel e leisure, em inglês) deve guiar a hotelaria nos próximos anos.
“Colocar alimentos e bebidas no meio do nosso hotel é crucial porque a experiência do hóspede vem do restaurante, do bar. Eles (os hóspedes) vão tirar fotos dos móveis? Não, eles vão falar do atendimento de um recepcionista, do barman, do chef que veio falar com ele de dentro do restaurante”, disse, sobre a importância de fortalecer a proposta de valor de cafés da manhã e de tornar bares e restaurantes mais atrativos.
Cozinhas mais organizadas e fornecedores
Ainda durante a manhã, o primeiro painel do evento, Boas práticas na cozinha e como isso influenciará no restaurante, reuniu três renomados chefs do segmento gastronômico. Marcelo Pinheiro, do Royal Palm Plaza, e Giuseppe Gerundino, do La Pastina, foram recebidos pelo mediador da sessão, Willian Carvalho, chef executivo do Grand Mercure e Pullman Vila Olímpia.
A programação continuou com o painel Importância da Hotelaria no Mercado de Food e Beverage Service, no qual Ronei Borba, gerente geral dos hotéis Pullman e Grand Mercure Vila Olímpia, recomendou a procura de grandes indústrias pensando em baratear o preço pago pelo consumidor, além de garantir qualidade das refeições.
O executivo mediou uma discussão entre Gontijo Jordan Pinto, CEO do Grupo La Pastina , e Antonio Sobrinho Almeida Souza, diretor comercial da Friboi Food Solutions, que refletiram sobre como a hotelaria pode se beneficiar da proximidade com seus fornecedores na área de A&B. “A gente não é só fornecedor, a gente também é cliente. A JBS (dona do grupo Friboi) tem um departamento só para cuidar de reserva. Quando a gente vai a um hotel e a gente pergunta para a equipe ‘onde a gente come bem?’, nunca respondem ‘aqui (no hotel)’. Já indicam um restaurante na rua. Não é sobre o menor preço, é sobre a entrega de valor”, afirmou Souza.
“Os hotéis têm que deixar de ser um ponto de cama e café da manhã. ‘Ah, mas o meu hotel é mais de baixo custo’. Mas na sua cidade você pode ser referência de gastronomia. (…) Vocês são cultura. São um portal na cidade de vocês de trazer povos distintos para viverem experiências. (…) Não é sobre vender produto, é sobre criar hábito de consumo”, refletiu Pinto.
Sustentabilidade
Fechando a manhã desta segunda, o painel Sustentabilidade na cadeia produtiva do café discutiu como a importância deste item para a gastronomia brasileira é refletida dentro dos hotéis. A sustentabilidade mais uma vez voltou para o centro do debate, mediado por Bruno Latini, gerente de Alimentos, Bebidas e Entretenimento para as marcas Premium, Midscale e Econômica da Accor para o Brasil.
Participaram da sessão Alexis Andrades, analista do time ESG da Accor, Alex Södeberg, CMO e co-fundadora da Naveia, Gabriel Pesciallo, gerente de consultoria da Domani Global, e João Paulo Lopes, diretor da Blend Coffee.
Entre os tópicos discutidos, destacaram-se a redução da degradação das terras produtoras de café, a melhoria nas condições de trabalho nesta indústria, a profissionalização do marketing que trata da produção de café brasileiro e como essas questões podem resultar na atração de clientes e agregar valor para hóspedes preocupados com a sustentabilidade, tendência que requer adequação urgente no setor.
6a Edição do E&F&B Academy
A edição de 2024 do E&F&B Academy continua nesta segunda e terça-feira (10), com uma extensa programação que inclui painéis sobre uso da tecnologia e automação na criação de experiências dos hóspedes e estratégias ESG e de marketing para as áreas de A&B em hotéis.