quinta-feira, fevereiro 20, 2025
InícioEconomia do turismo84% dos brasileiros consideram o turismo importante para criação...

84% dos brasileiros consideram o turismo importante para criação de empregos, diz pesquisa

O turismo não é apenas uma forma de lazer e uma fonte de enriquecimento cultural; ele também desempenha um papel fundamental na economia, gerando inúmeras oportunidades de emprego. Essa importância é reconhecida por 84% da população brasileira, que vê o setor como crucial para a criação de postos de trabalho. Essas informações estão presentes na pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 – comportamento da população brasileira, realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados e pelo Ministério do Turismo (MTur). Desde 2023, as atividades relacionadas ao turismo contribuíram para a criação de mais de 405 mil empregos com carteira assinada no Brasil.

Redação do DT

Na visão de 43% dos brasileiros, o turismo nacional cresceu nos últimos dois anos. “A percepção do brasileiro reflete o tamanho do impacto econômico do turismo no país e os bons resultados obtidos durante os dois primeiros anos da atual gestão do governo do presidente Lula. A atividade turística é uma forma eficaz de promover desenvolvimento regional e reduzir a desigualdade no país”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Considerando esse panorama favorável, ainda há oportunidades para expansão, uma vez que 51% dos entrevistados na pesquisa afirmam que o Brasil possui um grande potencial para desenvolver o turismo como atividade econômica. Quando questionados sobre o quanto o país tem aproveitado esse potencial, as opiniões se dividem: 43% acreditam que está sendo bem explorado, sendo que 19% consideram que é muito bem aproveitado, enquanto outros 43% opinam que o aproveitamento é insuficiente.

Investimentos 

Destacada como o principal benefício do turismo no Brasil, a atração de investimentos apresentou um aumento considerável nas receitas provenientes do exterior nos setores relacionados ao turismo em 2024. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, com dados do Banco Central (Bacen), o Brasil recebeu US$ 360 milhões em investimentos diretos no setor, representando um crescimento de 40% em comparação a 2023.

Enfrentamento da desigualdade social 

A pesquisa conduzida pela Nexus em parceria com o Ministério do Turismo revela que o enfrentamento da pobreza e da desigualdade social é a política pública com o maior potencial de influenciar positivamente o turismo no Brasil. De acordo com a opinião de 33% dos brasileiros, essas iniciativas são cruciais e estratégicas para o avanço do setor turístico no país. Em seguida, com 21%, aparecem as medidas voltadas ao incentivo para reduzir os custos de viagens de lazer. Outras ações mencionadas incluem iniciativas de segurança pública (13%); investimentos em infraestrutura nos destinos mais visitados (12%), que compreendem as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e políticas de capacitação profissional para a área (6%).

Abordagem metodológica

A Nexus realizou um total de 5.542 entrevistas domiciliares com indivíduos a partir dos 16 anos, abrangendo as 27 Unidades Federativas (UFs). A margem de erro para a amostra total é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. As entrevistas ocorreram entre os dias 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

*Fonte: Fábio Marques – Assessoria de Comunicação do Mtur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque