8º Fórum Brasileiro de Hotéis ocorreu nesta terça-feira (15) e trouxe discussões sobre como a inovação pode melhorar a gestão hoteleira
por Bruno Almeida – jornalista colaborador do DIÁRIO
Com discussões sobre como a tecnologia e estratégias de marketing podem manter a competitividade da hotelaria independente no Brasil, o VIII Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes mostrou as tendências para o segmento nesta terça-feira (15). O tema principal desta edição foi “Inovação e eficiência na gestão hoteleira – estratégias integradas para o sucesso”
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Organizado pela Ameris Hotéis, a maior rede de hotéis independentes do país, o evento online reuniu profissionais para palestras e análises sobre a amplitude dos canais de contato com clientes, o uso de Inteligência Artificial nas operações e a importância do pensamento voltado à experiência do cliente.
Estratégias de Distribuição Multicanal
O encontro começou com o painel “Estratégias de Distribuição Multicanal: Otimizando Vendas Diretas”, no qual Nuno Jesus, CEO da Ameris Hotéis, reforçou a importância das estratégias de contato com viajantes.
“O marketing, ele não deve ser somente focado em trazer venda direta. Ele tem que ser para divulgação do hotel e também para divulgação de outro tipo do cômodo, para o que tem para fazer perto, num final de semana… As campanhas de marketing não podem ser somente genéricas e pensar só na divulgação de marca, na divulgação do hotel, mas também focadas no tipo de público, no tipo da mensagem que eu quero passar, qual o público que eu quero impactar. Manter o contato e criar um novo contato e uma nova relação com quem ainda não conhece”, pontuou o CEO da Ameris Hotéis.
Cristiano Placeres, sócio executivo da V4 Company, também esteve neste primeiro bloco. Para ele, a venda direta é fundamental, mas, ainda assim, “nós devemos considerar os nossos parceiros. Então, você hoteleiro, tem parceiro, você tem agências, você tem operadores. Apresentar essas divulgações de maneira consistente também para que você amplie o seu canal de distribuição e as estratégias que você coloca para o seu hotel, para que abranja todo o mercado”, explicou Placeres.
Tecnologia e IA
Na sequência, Ricardo Souza, Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Lighthouse, e Rodrigo Teixeira, CEO Asksuite, falaram no painel “Hotelaria 4.0: Revolução da Inteligência Artificial”. “Daqui a dois anos, quando a gente estiver no próximo Fórum, a gente vai estar falando sobre tecnologia”, brincou Teixeira ao explicar como a combinação de atendimento humano com a agilidade fornecida pela inteligência artificial vai dar eficácia nas vendas. Ele acredita no potencial crescente do aplicativo de mensagens WhatsApp como um ponto de atenção para a hotelaria.
Leads
“Para se ter boa performance de vendas nele é preciso ter atenção grande das lideranças. Um ponto importante é ter meta e premiação para os times de atendimento. (…) Uma outra coisa super importante é que cada novo contato de WhatsApp é um lead para a sua operação. Tem hotéis que investem muito em marketing, aí recebe um monte de ligação por mês, um monte de mensagem e fica lá no WhatsApp Web. Um monte de contato que não é usado no marketing. Então, a gente tem que ter um registro seguro desses leads, ter isso bem organizado. Toda essa base ser usada com campanhas, com ferramentas de disparos de forma bem assertiva que dá muito resultado”, recomendou Teixeira.
Questionado sobre os impactos a curto prazo do uso da inteligência artificial na hotelaria independente, Souza aponta que a experiência do cliente deverá ser cada vez mais “suportada pela inteligência artificial”. Além disso, a gestão de preços nos hotéis deve sofrer mudanças, em sua avaliação.
“Hoje a inteligência artificial vem para sendo capaz de fazer muito pelas análises e analisa dados de uma maneira que o ser humano é incapaz de analisar manualmente e ajudar na tomada de decisões. A curto prazo, uma coisa que a gente vê muito é que vai tomar conta de toda a gestão de preços de todos os tipos de hotéis, não só dos independentes. Porque justamente hoje a Inteligência Artificial e ferramentas que usam a Inteligência Artificial, Machine Learning e Inteligência Artificial Generativa estão cada vez mais acessíveis, cada vez mais sofisticadas em termos de tomada de decisão”, explicou.
Eco Hotelaria
Na última palestra do dia, “Eco Hotelaria: Caminhos para uma Operação Sustentável”, falaram Daniel Wagner, diretor executivo no Hotel Planalto Select & Conselheiro da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e Henrique Severien, gerente-geral no Ibis Styles Brasília & Presidente da Associação Brasileira Indústria Hotéis São Paulo (ABIH-DF).
Wagner aponta o “registro de todos os indicadores de consumo, de água, de energia elétrica, de gás” como a principal dica para a hotelaria manter uma postura sustentável e lucrativa. “Isso permite que qualquer anomalia, qualquer variação atípica em relação ao que foi o movimento de um dia para o outro, a gente já possa tomar providências. Um vazamento, algo desregulado na parte elétrica ou no gás. Pense que isso é algo básico que todo mundo com investimento mínimo ali pode e deve fazer”.
Para Severien, questões de sustentabilidade não podem trazer um afastamento, mesmo que “boa parte da nossa população tenha problemas de saneamento básico, em muitos lugares ainda não chegou a água, o tratamento de esgoto”.
“Há questões culturais muito latentes que nós temos aqui, que nós precisamos vencer, para sair dentro de um contexto de país em desenvolvimento para entrar dentro de um cenário de país desenvolvido, onde as questões de sustentabilidade são tratadas com muito mais facilidade”, concluiu o gerente-geral no Ibis Styles Brasília, o único palestrante representando uma rede hoteleira no evento.