HAVANA, 6 de maio (Reuters) – Uma explosão mortal atingiu um conhecido hotel no centro de Havana nesta sexta-feira, causando um corte de vários andares de altura na lateral do prédio, matando pelo menos nove pessoas e enviando outras 30 para o hospital, disseram testemunhas e a mídia estatal.
Falando da cena na televisão cubana, o presidente Miguel Diaz-Canel disse que a explosão no histórico Hotel Saratoga parecia ter sido causada por um vazamento de gás.
“Em nenhum caso foi uma bomba ou um ataque”, disse ele mais tarde à Reuters ao deixar o hospital Calixto Garcia, na capital, onde muitos dos feridos foram tratados. “É apenas um acidente muito infeliz.”
Centenas de cubanos e turistas se reuniram para observar sob um sol quente do Caribe enquanto a polícia isolava a área ao redor do hotel. Muitos especularam sobre a causa da explosão, já que ambulâncias e equipes de resgate transportavam vítimas dos destroços.
O governo ainda não tornou públicas as nacionalidades das vítimas, informou a TV estatal.
O hotel, abrigado em um prédio de mais de um século, havia sido fechado e apenas trabalhadores estavam dentro no momento da explosão, acrescentou o canal estatal, citando Roberto Enrique Calzadilla, um representante da empresa militar que opera muitos dos hotéis do país.



Ele também disse que um vazamento de gás parecia ser a causa.
“Os trabalhadores estavam… fazendo reparos e fazendo todo o trabalho para abrir o imóvel e pela manhã eles estavam reabastecendo o gás e parece que algum acidente causou essa explosão”, disse.
A explosão encobriu o prédio e ruas ao redor em plumas de fumaça preta.
A polícia e os trabalhadores de resgate se moveram rapidamente para isolar alguns edifícios do governo próximo, incluindo o histórico Capitólio, um edifício da capital.
O estilo neoclássico do Hotel Saratoga foi reformado por uma empresa britânica após a queda da União Soviética e por muitos anos foi considerado o lugar para se hospedar funcionários do governo visitantes e celebridades.
Recentemente, perdeu um pouco de seu brilho com a abertura de novos hotéis em Havana, mas ainda era um local cinco estrelas.