Sobe para nove o número de mortos em hotel que explodiu em Havana

Continua depois da publicidade

HAVANA, 6 de maio (Reuters) – Uma explosão mortal atingiu um conhecido hotel no centro de Havana nesta sexta-feira, causando um corte de vários andares de altura na lateral do prédio, matando pelo menos nove pessoas e enviando outras 30 para o hospital, disseram testemunhas e a mídia estatal.

Falando da cena na televisão cubana, o presidente Miguel Diaz-Canel disse que a explosão no histórico Hotel Saratoga parecia ter sido causada por um vazamento de gás.

“Em nenhum caso foi uma bomba ou um ataque”, disse ele mais tarde à Reuters ao deixar o hospital Calixto Garcia, na capital, onde muitos dos feridos foram tratados. “É apenas um acidente muito infeliz.”

Veja também as mais lidas do DT

Centenas de cubanos e turistas se reuniram para observar sob um sol quente do Caribe enquanto a polícia isolava a área ao redor do hotel. Muitos especularam sobre a causa da explosão, já que ambulâncias e equipes de resgate transportavam vítimas dos destroços.

O governo ainda não tornou públicas as nacionalidades das vítimas, informou a TV estatal.

O hotel, abrigado em um prédio de mais de um século, havia sido fechado e apenas trabalhadores estavam dentro no momento da explosão, acrescentou o canal estatal, citando Roberto Enrique Calzadilla, um representante da empresa militar que opera muitos dos hotéis do país.

Ele também disse que um vazamento de gás parecia ser a causa.

“Os trabalhadores estavam… fazendo reparos e fazendo todo o trabalho para abrir o imóvel e pela manhã eles estavam reabastecendo o gás e parece que algum acidente causou essa explosão”, disse.

A explosão encobriu o prédio e ruas ao redor em plumas de fumaça preta.

A polícia e os trabalhadores de resgate se moveram rapidamente para isolar alguns edifícios do governo próximo, incluindo o histórico Capitólio, um edifício da capital.

O estilo neoclássico do Hotel Saratoga foi reformado por uma empresa britânica após a queda da União Soviética e por muitos anos foi considerado o lugar para se hospedar funcionários do governo visitantes e celebridades.

Recentemente, perdeu um pouco de seu brilho com a abertura de novos hotéis em Havana, mas ainda era um local cinco estrelas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade