segunda-feira, abril 7, 2025
InícioEconomia do turismoGoverno do Iraque age para incluir paí­s no mapa...

Governo do Iraque age para incluir paí­s no mapa do turismo

É seguro visitar o Iraque? O governo do país quer acabar de vez com o estigma de local inóspito e inclui-lo como destino turístico 


REDAÇíO DO DT com informações da Reuters

O Iraque sediou sua primeira Copa do Golfo em mais de 40 anos no início deste ano, com a presença de milhares de visitantes árabes – um evento que ajudou a colocar o país de volta no mapa do turismo.

Agora, um número pequeno, porém crescente, de turistas está indo para o Iraque para ver atrações que vão desde vastos desertos e ecossistemas pantanosos até ruínas das primeiras cidades e impérios do mundo.

Muitos saíram de países vizinhos do Golfo Árabe, mas, desafiando as advertências contra viagens, um número crescente de turistas aventureiros da Europa e dos Estados Unidos está se destinando ao país.

Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque
Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque (Crédito: David Mark por Pixabay)

Governo do Iraque quer atrair turistas

O aumento no turismo coincide com uma pressão do governo iraquiano para mostrar que o país é seguro e aberto a negócios e visitantes estrangeiros, enquanto procura diversificar sua economia dependente do petróleo.

O ministro do Turismo, Ahmed Fakak Al-Badrani, disse que o trabalho está em andamento para construir novos hotéis para atender à crescente demanda e reformar locais turísticos e edifícios históricos.

Segundo ele, a imagem do país no Ocidente como uma arena de conflito mudaria gradualmente à medida que mais pessoas o visitassem.

Os turistas “são mensageiros que dizem a esses Estados que o Iraque voltou a ser um país seguro e não é uma linha vermelha como alguns dizem. Talvez a questão precise de algum tempo, mas não muito”, disse ele à Reuters.

Por enquanto, os governos estrangeiros não estão convencidos da segurança garantida.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque