O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro ganhou novos conteúdos e versão bilíngue impressa e digital. Projeto da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção e conteúdo da Diadorim Ideias, o guia conta com mais 120 vídeos documentários, mais de três mil verbetes e oito mil fotos no portal, que foi relançado recentemente e pode ser acessado através de tablets e smartphones (Android e IOS).
Novidade capaz de tornar qualquer viagem muito mais prática é o Cultura.RJ, guia ilustrado impresso bilíngue, com 416 páginas, com tiragem de 5 mil exemplares. O guia traz um recorte de algumas das principais atrações e roteiros do Mapa de Cultura do Rio.
Para a Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes, o guia torna a viagem mais fácil para o turista. “Este trabalho é contínuo e permanente e será sempre incompleto, pela natureza do que se propõe a retratar, mas hoje o Mapa já forma um banco de dados com 3.500 verbetes, 120 vídeos e oito mil fotos, a cargo do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, o Inepac."
A Faperj aderiu ao projeto, em 2014, sendo responsável pela viabilização dos aplicativos e do guia Cultura.rj. Trata-se de um esforço inédito de pesquisa e catalogação que reúne informações sobre espaços culturais, patrimônios materiais e imateriais, personagens, agenda cultural fixa e grupos artísticos dos 92 municípios do estado, resultado de um trabalho de reportagem com equipes que percorreram 15 mil quilômetros do território do estado em 2011 e 2013.
Serviço
Mapa de Cultura do Rio de Janeiro (mapadecultura.rj.gov.br)
AV