sexta-feira, abril 11, 2025
InícioEconomia do turismoEncontro da indústria hoteleira e turí­stica, 35ª edição do...

Encontro da indústria hoteleira e turí­stica, 35ª edição do Encatho & Exprotel começa em Floripa

Com ampla programação, Encatho & Exprotel reúne operadores em busca de insights e tendências para o setor em Florianópolis (SC). O DIÁRIO é mídia partner.

Por Bruno Almeida, colaborador do DT*


Contando com 2.125 leitos por 100 mil habitantes, Santa Catarina já foi apontado como o estado com maior capacidade de hospedagem no Brasil. São 819 unidades habitacionais no estado catarinense, segundo a mais recente Pesquisa de Serviço de Hospedagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Isso tudo sem contar os inúmeros atrativos turísticos já conhecidos do público, que vão das amplas opções de contato com a natureza, em praias e regiões montanhosas, às festas tradicionais. Pensando em potencializar a relação do visitante que chega a Santa Catarina e colocar o aumentar as estratégias para o turismo do estado, o Encatho & Exprotel chega a sua 35ª edição para unir a indústria hoteleira turística do país, em especial a da região Sul.

Brinde marca abertura do Encatho & Exprotel - Foto: Bruno Almeida - DT
Brinde marca abertura do Encatho & Exprotel – Foto: Bruno Almeida – DT

Promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), a jornada de três dias começou na noite desta terça-feira (23), no maior centro de convenções e eventos de Florianópolis, o Centro-Sul, e é considerado o maior encontro da Hotelaria e do Turismo do Sul do Brasil.

Com uma programação que inclui exposições e palestras para oferecer insights sobre inovações, tendências e perspectivas a gestores e operadores do segmento, o Encatho & Exprotel 2024 tem como tema “A Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”. A solenidade de abertura desta terça lotou as salas Jurerê e Joaquina do centro de convenções.

Luciano Boico (Embratur), Rui Schürmann (ABIH-SC) e Milton Zuanazzi (Mintur) discursaram na abertura - Foto: Bruno Almeida - DT
Luciano Boico (Embratur), Rui Schürmann (ABIH-SC) e Milton Zuanazzi (Mintur) discursaram na abertura – Foto: Bruno Almeida – DT

“A feira traz muito essa possibilidade de contato com os clientes e hoteleiros não só do nosso estado, mas também do Rio Grande do Sul e do Paraná (…) Estamos aqui para possibilitar que vocês melhorem seus negócios, mostrar que compartilharmos muitas dores e problemas, mas também compartilhamos soluções”, disse o anfitrião e diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, na abertura do evento.

Ele aproveitou a marca de 35 edições do evento para avaliar o que torna Santa Catarina um local tão atrativo para os turistas. “Temos muitos estabelecimentos que passam entre gerações. Agora temos segunda, terceira e quarta gerações dentro dos hotéis. Sabemos cuidar das pessoas que trabalham conosco e cuidamos do turista que nos visita”, afirmou Schürmann.

Reforma tributária

Presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares lembrou da importância da união de operadores de turismo para conquistas para o setor, como a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). Ele lembrou que, para a entidade que preside, a pauta mais urgente é a reforma tributária. “Já temos uma das mais altas carga tributária, por isso precisamos nos unir e mostrar a força do setor de turismo”, pediu.

Presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares falou da importância no setor de turismo em todo Brasil - Foto: Bruno Almeida - DT
Presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares falou da importância no setor de turismo em todo Brasil – Foto: Bruno Almeida – DT

Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e membro do Conselho Nacional de Turismo (CNT) do Ministério do Turismo, Alexandre Sampaio, também mostrou preocupação com o aumento da carga tributária. “Reitero aqui que nós devemos trabalhar juntos. Com certeza, o turismo é um dado muito importante para o crescimento econômico e social, e para o crescimento de todas as atividades que o Brasil tem. A gente quer um crescimento econômico social e cultural também”, falou Sampaio.

A questão dos impostos também foi abordada pelo secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva. “Uma pena discutir a carga tributária no sentido do aumento. Isso vai na contramão do restante do mundo”, começou. “O empresário não pode pagar pelo preço e tamanho do serviço público em que nós estamos”. Por fim, ele lembrou que o evento é oportunidade para discutir mudanças no turismo e prever tendências: “não queremos ter só sazonalidade, só o turismo de calor. O estado agora lembrou que tem frio”, brincou.

Abraçar novidades

Para o coordenador de Articulações Estratégicas da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Luciano Boico, o evento é uma oportunidade para a promoção de um “Brasil cheio de sabor e de saber” e elogiou a facilidade como o Encatho & Exprotel reúne conselhos, secretarias municipais e estaduais e operadores, massificando a atuação em uma área tão importante.

A edição do ano passado do Encatho & Exprotel reuniu mais de 4 mil visitantes, de 11 estados brasileiros. “Nós queremos construir a marca de um Brasil espetacular, admirado pelo resto do mundo. E a gente quer potencializar essas áreas tão importantes e construir de forma colaborativa”, pontuou Boico.

Já o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, corroborou o sentimento de que o evento é oportunidade para pensar novas e melhores diretrizes do setor e falou sobre o tema desta edição. “Este é o nosso século da energia limpa, da biodiversidade, da bioeconomia… e das viagens como geradoras de emprego para nossa gente. Não há pais no mundo que não entenda o turismo como estratégia”, concluiu.

Autoridades do setor abriram edição 35 do evento, na capital catarinense - Foto: Bruno Almeida - DT
Autoridades do setor abriram edição 35 do evento, na capital catarinense – Foto: Bruno Almeida – DT

A secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, Zena Becker, elogiou o evento como um bom “momento de troca de ideias” e falou sobre os desafios que a rede hoteleira enfrenta na capital catarinense. Para Becker, a capacitação e qualificação da mão de obra são temas urgentes para discutir nos três dias de Encatho & Exprotel. Além disso, afirmou que o estado “não pode mais ignorar” o Airbnb, empresa americana de estadias em casas de família de curto e longo prazo.

“É um grande desafio para discutir. É um tipo de hospedagem que a gente tem que abraçar, faz parte de uma inovação. Os Airbnb são um desafio para a rede hoteleira. Assim como vieram os aplicativos como o Uber, por exemplo, a gente precisa também abraçar, mas precisamos discutir como regulamentar para que toda a rede hoteleira não tenha as dificuldades que vem tendo”, disse.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC), Helio Dagnoni, o gerente Regional do Sebrae Brusque, Carlos Alberto Kinchescki Junior, o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Osmar Jose Vailatti, e o conselheiro da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz.

Homenagens

Receberam homenagens durante a cerimônia, por suas contribuições para o turismo, a turismóloga Maria Conceição Junckes; o CEO da Atrio Hotel, Beto Caputo; o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares; o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajete), Evandro Novak; a gerente executiva da ABIH-SC, Juliana Bossi de Castro; a jornalista da ABIH-SC, Vania Monteiro; e a líder de artigos de cama, mesa e banho para hotelaria, a Teka Profline, representada pelo gerente comercial da empresa, Rodrigo Flores.

Turismóloga Maria Conceição Junckes ganhou prêmio Maria Helena Petry Makowiecky no Encatho & Exprotel - Foto: Bruno Almeida - DT
Turismóloga Maria Conceição Junckes ganhou prêmio Maria Helena Petry Makowiecky – Foto: Bruno Almeida – DT
Beto Caputo recebe prêmio João Eduardo Amaral Moritz no Encatho & Exprotel - Foto: Bruno Almeida - DT
Beto Caputo recebe prêmio João Eduardo Amaral Moritz – Foto: Bruno Almeida – DT

Programação

O Encatho & Exprotel 2024 conta com três dias de programação, entre palestras e presença de expositores na capital catarinense. Milhares de operadores do turismo brasileiro devem passar pelo Centro-Sul, ao lado da praia, em Florianópolis, ao longo do evento.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque