sexta-feira, abril 4, 2025
HomeEconomia do turismoEntidades promovem evento sobre papel da mulher na aviação

Entidades promovem evento sobre papel da mulher na aviação

Roda de conversa acontecerá em Brasília (DF) no dia 10/10, às 10h

A SITA, líder global em tecnologia para o transporte aéreo, juntamente com a IAWA (Associação Internacional de Mulheres na Aviação, em tradução livre) e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), promoverão o evento Voando Mais Alto, edição Asas Para Todos em Brasília (DF) amanhã (10/10), às 10h. O objetivo do encontro é incentivar e debater o papel da mulher na aviação.

Cristiane Dart, vice-presidente de Comunicação e Marketing da IAWA; chefe de comunicação DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) e gerente sênior de marketing da SITA nas Américas, irá mediar o segundo painel da ação. “Como mulher, atuando há mais de 20 anos dentro da aviação, percebo que a inclusão de mulheres no setor vem crescendo de forma gradativa, porém ainda existe um longo percurso pela frente. Dados da IAWA apontam que apenas 30% das mulheres acreditam serem capazes de assumir cargos de liderança na indústria. Nesse sentido, o programa Voando Mais Alto tem como missão trazer essas questões para o debate, incentivando-as a reconhecerem sua força e romperem com as limitações”, explica a executiva.

Centenas de mulheres já participaram dos encontros 

O programa Voando Mais Alto foi criado pela SITA em 2019, com o apoio da IAWA. Até o momento, mais de 400 mulheres já participaram dos encontros, tanto presenciais como virtuais. As ações já aconteceram em São Paulo (SP), Salvador (BA), Manaus (AM), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Cidade do México (México). E, neste ano, a empresa contará com o apoio da ANAC, por meio do programa Asa Para Todos, com dois painéis exclusivos – Desafios da Inclusão e Progressão de Carreira.

A mais recente diretora da ANAC, Mariana Altoé, é Engenheira Eletricista de formação, com mestrados em Engenharia Eletrônica e em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Mariana, atua como Gerente do subprograma Mulheres na Aviação, que compõe o programa de diversidade e inclusão da ANAC, Asas para Todos. “Nossa atuação, por meio do programa Asas para Todos, busca inspirar meninas e mulheres a fazerem parte da aviação civil. Precisamos mostrar para as mulheres que elas podem ocupar cargos de liderança na aviação. Tendo profissionais femininas como exemplos, outras mulheres poderão se sentir inspiradas e despertar a curiosidade sobre as diversas carreiras que a aviação proporciona”, enfatiza a diretora.

Para compor os painéis, também foram convidadas profissionais da Associação dos Aeroportos Federais (ABR), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Ministério do Turismo (MTur), Ministério de Portos Aeroportos (MPor), Inframérica e Frequentis.

Voando Mais Alto, edição Asas Para Todos

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque