terça-feira, maio 6, 2025
InícioPolíticas de turismoRecife ganha voo direto para Assunção em parceria com...

Recife ganha voo direto para Assunção em parceria com a Azul

De acordo com informações enviadas ao DIÁRIO neste domingo, Pernambuco se consolida como um dos principais hubs aéreos do Nordeste.

A Azul inaugurou neste domingo (6) um voo direto entre Recife e Assunção, no Paraguai, fortalecendo a posição de Pernambuco como um destino estratégico no Mercosul. A operação foi anunciada em parceria com o Governo do Estado e é mais uma conquista para a malha aérea internacional do Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre, que já conta com voos para cidades como Lisboa, Buenos Aires e Orlando.

Com capacidade para 136 passageiros, a aeronave Embraer E-2 fará a rota semanalmente, aos domingos, com uma duração média de 4h25. A novidade chega poucos dias após o lançamento do voo Recife-Santiago, reforçando o foco do Governo de Pernambuco em expandir conexões internacionais. “Hoje, com muita alegria, inauguramos mais uma rota internacional inédita no Norte-Nordeste, conectando Pernambuco ao Paraguai. Queremos agradecer à Azul pela confiança no turismo pernambucano. Vamos trabalhar para aumentar as conexões internacionais, que passaram de três para sete, e em breve teremos novidades”, afirmou Eduardo Loyo, presidente da Empetur, durante a cerimônia de inauguração no aeroporto.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Tomé Franca, Secretário Nacional de Aviação Civil; Paulo Nery, Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco; e Joaquín Rodríguez, Diretor Geral de Aeroportos da Aena Brasil. A celebração incluiu o tradicional corte de fita antes do embarque dos passageiros.

Voo Recife-Assunção
O evento contou com a presença de diversas autoridades (Crédito: Arthur de Souza Setur – PE divulgação)

Impacto no turismo

Segundo Paulo Nery, o incremento na malha aérea é fundamental para atrair turistas ao estado. “Nesse mês começamos dois voos internacionais: na sexta-feira passada, dia 6, iniciamos o voo direto Recife-Santiago, e hoje, a rota Recife-Assunção. Conexões diretas têm um impacto muito positivo na escolha do destino pelos turistas. Neste ano, já observamos um aumento no número de passageiros e devemos superar a marca de 9,6 milhões de embarques e desembarques, um crescimento de quase 7% em relação ao ano passado”, destacou o secretário. Durante a alta temporada, Pernambuco agora conta com oito ligações internacionais.

Além de impulsionar o turismo, o Aeroporto Internacional do Recife se consolida como o principal hub da Azul no Nordeste e o terceiro maior do Brasil, conectando toda a região e todas as capitais brasileiras neste período de alta temporada, um marco inédito para o estado.

Crescimento da malha aérea

De acordo com dados divulgados, o Aeroporto Internacional dos Guararapes espera movimentar 6.953 voos entre pousos e decolagens em dezembro de 2024, um aumento de 12% em relação ao mês anterior e de 7,5% em relação a dezembro de 2019, antes da pandemia. Esse crescimento reflete a ampliação contínua da malha aérea estadual nos últimos dois anos.

Recepção calorosa

Os passageiros do voo inaugural Assunção/Recife foram recebidos no desembarque com uma típica orquestra de frevo e passistas, além de um kit de boas-vindas contendo o Passaporte Pernambuco, em espanhol, e uma bolsa ilustrada com imagens dos principais pontos turísticos do estado.

Com iniciativas como esta, Pernambuco não apenas fortalece sua posição como porta de entrada para o Mercosul, mas também mostra ao mundo o charme e a hospitalidade de seu povo. (Por André Moura,  redator do DT).

 

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque