Redação DT com Agências
Mais uma parte de Minas Gerais vai ganhar mais visibilidade com o turismo rural. A região do município mineiro de Alagoa, próxima à divisa com o Rio de Janeiro e São Paulo, acaba de ganhar a Rota do Queijo e do Azeite. Uma iniciativa do jovem empresário Osvaldo Martins de Barros Filho, de 30 anos.
“Pensando em proporcionar uma experiência incrível para os nossos clientes criamos a Rota do Queijo e do Azeite, um atrativo que permite ao turista conhecer em Alagoa, a mais alta das Terras Altas da Mantiqueira e Caminho Velho da Estrada Real, o feitio do Queijo Artesanal Alagoa (desde a ordenha até a degustação) e o cultivo de oliveiras (dos olivais até ao lagar). Tudo bem de pertinho!” explica Osvaldo.
Além do Queijo Artesanal Alagoa (também conhecido como parmesão da Mantiqueira – só que parmesão é feito com leite pasteurizado, o queijo Alagoa é feito com leite-cru, motivo pelo qual é queijo artesanal) o município agora também é produtor de azeite de oliva com qualidade europeia.
O pacote turístico, inicialmente só para finais de semana (entrada sexta-feira à noite e saída domingo de manhã) incluirá: café da manhã, visita ao sítio e ao lugar onde o queijo é feito, almoço (comida mineira), visita à Fazenda Cauré (cultivo de oliva), cafezinho da tarde (degustação de queijo com café na Casa do Osvaldo – Queijo d’Alagoa MG), visita ao lagar (Bairro Campina), janta (hambúrguer artesanal ou pizza caseira), hospedagem (duas diárias) e visita às Corredeiras da Itaoca no domingo pela manhã.
Site – Aliás, desde 2009, internautas de qualquer lugar do país já tinham a possibilidade de comprar queijos artesanais, cafés especiais, geleias deliciosas e azeites extra virgem do município através do site www.queijodalagoa.com.br, também uma iniciativa de Osvaldo Filho.
Para o primeiro trimestre de 2016 o projeto deve receber uma turma de 10 pessoas por mês. Outras informações envie e-mail para: rotadoqueijoedoazeite@gmail.com.
MJT