Uma das regiões turísticas mais importantes do Médio Paraíba, o distrito de Conservatória, em Valença, está recebendo pontos turísticos revitalizados pelo Governo do Estado do Rio. Na área central do distrito, foi construída uma réplica de estação ferroviária para abrigar a locomotiva do trem 206. A atração, que está há mais de 20 anos exposta à visitação, recebeu a plataforma e a cobertura. Foram feitas ainda intervenções de adequação do Túnel Que Chora, de reforma e reurbanização da Praça Getúlio Vargas e implantação de nova iluminação com fiação subterrânea.
As intervenções tiveram investimento de R$ 1 milhão e foram executadas pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-RJ), financiado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e coordenado pela Subsecretaria de Urbanismo e Projetos Especiais, da Secretaria de Obras, em parceria com as secretarias estaduais de Turismo e do Ambiente.
“A entrega dessas obras é de suma importância para o desenvolvimento do Estado do Rio, já que o turismo é um setor fundamental da economia fluminense”, diz o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Junior.
Outras obras
Ao todo, são 65 operações previstas. Espera-se que todos esses projetos, que beneficiam 23 municípios, estejam prontos até agosto de 2015. Entre as obras estão o centro histórico de Petrópolis; urbanização da Vila do Abraão, na Ilha Grande, em Angra dos Reis; criação do polo gastronômico de Niterói; reforma da estação hidroviária de Mangaratiba; a construção de centros culturais e de exposições em Nova Friburgo, Cabo Frio e Paraty; e a construção do novo Museu da Imagem e do Som, em Copacabana, entre outros projetos.
MVB



