O Catar será a sede do principal Campeonato Mundial de Futebol em 2022 e deverá receber viajantes do mundo inteiro para prestigiá-lo. Por este motivo, toda a região do Golfo estará, cada vez mais, em evidência nos próximos anos. No entanto, as tendências de viagens por lá ultrapassam o evento da FIFA e mostram que o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) receberá 3.7 milhões de turistas até 2030, fazendo com que o turismo tenha um papel de grande importância na economia local.
Isso é o que mostra o mais novo estudo da Amadeus, empresa de tecnologia para o mercado de viagens e turismo. O relatório é um olhar sobre as viagens na região e destaca que:
– Nos próximos 15 anos, a região sofrerá um aumento demográfico de cerca de 30%, impactando não só as áreas socioeconômica e geopolítica, como também o consumo, principalmente voltado ao mercado de turismo.
– Um novo perfil de viajantes, com diversas preferências e tendências comportamentais, irá surgir: um público mais jovem, com acesso à tecnologia e conectado às redes sociais. Cada vez mais, a população local usará a tecnologia para fins de turismo. Atualmente, 26% dos moradores do CCG já usam smartphones para planejar e conduzir atividades durantes viagens. No Bahrein, esse número salta para 35%.
– A média de gastos com viagens inter-regionais é maior que USD 4,980, e, com viagens internacionais, USD 9,920, sendo que o Catar é o que apresenta menor volume de gastos, e o Bahrain, o que apresenta o maior, como pode ser visto na tabela abaixo.
![]() |
Fonte: Frost & Sullivan’s – pesquisa com 983 viajantes do GCC, Fevereiro 2014 |
– As viagens sazonais são bastante frequentes, especialmente entre julho e setembro (período em que as férias escolares coincidem com as viagens religiosas que acompanham os calendários islâmico e Hirji). Nesse sentido, o maior volume de viagens acontece por conta do Hajj, peregrinação à Meca, como pode ser visto no gráfico abaixo.
![]() |
Fonte: Frost & Sullivan’s – pesquisa com 983 viajantes do GCC, Fevereiro 2014 |
Estes dados reforçam o fato de que a grande maioria da população do CCG prefere viajar acompanha da família e amigos (gráfico abaixo).
![]() |
Fonte: Frost & Sullivan’s – pesquisa com 983 viajantes do GCC, Fevereiro 2014 |
Para ter contato com o estudo completo, acesse: https://blogamadeus.com/wp-content/uploads/2014/06/Shaping-the-Future-of-Travel-in-the-GCC.pdf
MVB






