São Paulo recebe 16,5 milhões de foliões no carnaval e movimenta R$ 3,4 bilhões

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Carnaval de São Paulo
De acordo com a SPTuris, empresa pública responsável pela organização dos eventos, a capital paulista registrou um aumento significativo de 73,7% no número de turistas (Crédito: SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo)

A Prefeitura de São Paulo divulgou, na tarde desta segunda-feira (10), os números oficiais do carnaval deste ano. Durante os três fins de semana de festa e desfiles, a cidade recebeu 16,5 milhões de foliões, gerando um impacto econômico de R$ 3,4 bilhões e criando cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos.

Turismo cresce 73,7% no carnaval de rua

De acordo com a SPTuris, empresa pública responsável pela organização dos eventos, a capital paulista registrou um aumento significativo de 73,7% no número de turistas que participaram do carnaval de rua em comparação com edições anteriores.

Segurança, limpeza e transporte são destaques na folia

A prefeitura também destacou os avanços em segurança, limpeza urbana e transporte público. Nos blocos de rua, foram recolhidas 645 mil toneladas de lixo, sendo 140 mil toneladas enviadas para reciclagem. A limpeza após a passagem dos blocos foi realizada, em média, em 40 minutos.

No transporte, os foliões realizaram 35 milhões de viagens de ônibus municipais, com 20,8 milhões apenas nos cinco dias de carnaval e 8,9 milhões de viagens gratuitas aos domingos, beneficiadas pela isenção da tarifa. Além disso, 55 mil dos 220 mil espectadores que acompanharam os desfiles no Sambódromo do Anhembi utilizaram as linhas especiais de ônibus. O serviço Atende+, voltado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, transportou 2.367 passageiros ao Anhembi para acompanhar os desfiles.

Ações de direitos humanos reforçam proteção aos foliões

Durante a coletiva de imprensa, a SPTuris também destacou ações voltadas à promoção dos direitos humanos. O protocolo “Não Se Cale”, que combate o assédio e a violência contra mulheres, a população LGBTQIA+ e o racismo, registrou 100 mil interações ao longo do evento.

As ações preventivas incluíram a distribuição de preservativos e tatuagens adesivas em campanhas de conscientização, além do atendimento a 65 pessoas vítimas de assédio. Outro destaque foi a iniciativa de busca por desaparecidos, que resultou no reencontro de 41 pessoas. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias)

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