terça-feira, abril 29, 2025
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Gol cancela contrato com ViagensPromo em meio a crise financeira

A crise na ViagensPromo, marcada por reclamações de fornecedores devido à falta de pagamento, atingiu um novo patamar. Segundo informações do Valor Econômico, a Gol, principal parceira da empresa no fretamento de aeronaves, decidiu cancelar o contrato devido ao atraso de cerca de R$ 1 milhão em pagamentos, incluindo fretamento e taxas de embarque. Estas últimas, aliás, estariam em atraso desde meados de dezembro.

Além da Gol, outros parceiros também vêm suspendendo negócios e pressionando a ViagensPromo para quitar dívidas acumuladas há semanas.

Impacto imediato para passageiros

A decisão da Gol afeta imediatamente cerca de 320 passageiros que tinham voos marcados para domingo, 16 de março, saindo de Confins (MG) com destino ao Nordeste. Dois voos estavam programados: um para Porto Seguro (BA) e outro para Maceió (AL).

Outra fonte do setor destacou que a rescisão do contrato com a Gol é um duro golpe para a ViagensPromo, que já havia vendido aproximadamente 300 assentos por fim de semana até junho, o que representa cerca de 4,8 mil clientes impactados. E isso sem contar passageiros com problemas em outros produtos da empresa.

A Gol mantinha um contrato semanal de dois voos fretados a partir de Confins, mas vinha enfrentando dificuldades para receber os pagamentos. Na semana passada, a ViagensPromo quitou apenas parte do valor devido, e, ainda assim, a Gol optou por operar os voos de ida e o retorno dos turistas que já estavam em viagem.

Diante da incerteza, a companhia aérea decidiu cancelar definitivamente o contrato, o que resultará no não embarque dos passageiros no voo de ida programado para domingo. No entanto, por respeito aos turistas que já estão no Nordeste, a Gol garantiu que operará o voo de volta, atendendo cerca de 300 clientes em Maceió e Porto Seguro.

Crise da ViagensPromo: problemas financeiros e estratégias arriscadas

Segundo fontes do setor consultadas pelo Valor Econômico, a crise da ViagensPromo foi agravada por um erro estratégico no parcelamento de pacotes, especialmente diante da alta dos juros. Além disso, promoções agressivas, como passagens grátis para o segundo viajante em voos de Confins para Maceió e Porto Seguro, acabaram prejudicando ainda mais a empresa financeiramente.

A percepção do mercado era de que essas ofertas funcionavam como uma tentativa desesperada de gerar caixa, mas acabaram resultando em prejuízos consideráveis.

Em 2024, a ViagensPromo tentou captar um investidor minoritário, mas sem sucesso. Agora, com o cancelamento do contrato com a Gol e as crescentes dificuldades financeiras, o futuro da empresa segue incerto. (Com informações do Valor Econômico)

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