A Bourbon Hospitalidade atravessa uma fase de consolidação estratégica e inovação contínua. Em entrevista ao DIÁRIO, Annie Morrissey, Chief Commercial Officer da rede, revela como a empresa tem ampliado sua presença na América do Sul e investido em soluções digitais que redefinem a experiência do hóspede. De ferramentas de upselling personalizadas a reservas automatizadas em restaurantes, a rede aposta na tecnologia como aliada da eficiência e da hospitalidade.
Morrissey também aborda a reformulação da identidade corporativa, agora apresentada sob o guarda-chuva da Bourbon Hospitalidade, que integra hotelaria, gastronomia e clube de férias em um ecossistema robusto. A entrevista ainda destaca a força da gastronomia como diferencial competitivo, a atuação internacional em países como Paraguai e Argentina, os projetos sociais do Instituto Bourbon e as novidades previstas para 2025, incluindo novas aberturas em locais estratégicos. Confira:
DIÁRIO – Há 10 anos vocês lançaram o web-checkin (que foi divulgado pelo DIÁRIO). Annie, você poderia citar outras iniciativas como esta da rede Bourbon (hoje Bourbon Hospitalidade), nesses últimos anos?
Investimos continuamente em soluções que oferecem mais praticidade, eficiência e agilidade para os nossos hóspedes. Um exemplo é uma ferramenta que permite o upselling voltado a experiências, mimos e upgrades de acomodações personalizados aos clientes, com base em disponibilidade e perfil de consumo, ainda durante o processo de reserva. Isso agrega valor à experiência do hóspede e otimiza a performance comercial dos empreendimentos. Entre outras iniciativas, também temos sistemas digitais de reservas nos nossos restaurantes. Com poucos cliques, o cliente pode escolher o restaurante e garantir sua mesa.
DIÁRIO – Vocês usam agora para se identificar de forma global os termos Bourbon Hospitalidade. Explique qual o objetivo para essa nova nomenclatura?
A marca Bourbon Hospitalidade é um dos pontos que reforçam nosso posicionamento no setor, uma vez que o nosso portfólio de atuação é bastante completo. O objetivo é representar de forma estratégica as três vertentes de negócios que compõem nosso ecossistema: a Bourbon Hotéis e Resorts, com foco em hospedagem; a Bourbon Gastronomia, que abrange nossos bares, restaurantes e demais serviços de gastronomia; e o Bourbon Destination Club, nosso clube de férias. Além de operar unidades próprias, a Bourbon também atua como administradora hoteleira, colocando todo o nosso know-how em hospitalidade a serviço de investidores e parceiros. Temos um modelo de gestão reconhecido por sua solidez, eficiência e foco em resultados, o que nos permite conduzir empreendimentos com diferentes perfis, mantendo o padrão de qualidade e a essência da marca.
DIÁRIO – Annie, como a excelência gastronômica da Bourbon Gastronomia é explorada como diferencial competitivo em campanhas promocionais e experiências de venda?
A gastronomia é, sem dúvida, um dos grandes diferenciais da Bourbon. Contamos com chefs e mixologista renomados, como Salvatore Loi e Alex Mesquita, menus e cartas de drinks autorais e uma curadoria que valoriza ingredientes regionais, o que garante experiências autênticas aos nossos hóspedes e clientes. No mercado MICE, por exemplo, oferecemos serviços sob medida, que transformam cada evento em uma ocasião verdadeiramente especial. A Bourbon Gastronomia é um ativo estratégico e tem papel central na diferenciação da nossa proposta.
DIÁRIO – Que estratégias digitais e presenciais a Bourbon Hospitalidade adota para promover seus 23 empreendimentos internacionalmente, especialmente no Paraguai e na Argentina?
Nossa presença internacional é promovida por meio de campanhas digitais. Também buscamos parcerias com influenciadores regionais e participamos das principais feiras do setor. Além disso, promovemos rodadas de negócios com operadoras, agências e players estratégicos. Essas ações contribuem para o fortalecimento da nossa presença internacional.
DIÁRIO – De que maneira o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental contribui para a imagem institucional da marca e é integrado às ações de marketing de causa para gerar valor junto aos hóspedes e investidores?
O Instituto Bourbon é um reflexo concreto dos valores que norteiam a nossa atuação como marca. Ele promove iniciativas educativas, culturais e de formação profissional, beneficiando milhares de crianças, jovens e adultos da região de Cambará (PR), cidade natal do fundador da Bourbon Hospitalidade. Esses projetos contribuem para o desenvolvimento da região e reforçam nosso compromisso com a transformação por meio da educação.
DIÁRIO – Annie, fale sobre os novos projetos do Bourbon para 2025?
Estamos ainda em um momento de expansão muito relevante para a Bourbon Hospitalidade, com foco em localização, qualidade e diversificação do portfólio. Entre as próximas aberturas, destaco o Bourbon Hotel Navegantes, em Santa Catarina, voltado ao turismo de lazer e eventos; e o Rio Hotel by Bourbon Luque | Asunción, que será vizinho do Gran Bourbon Hotel Asunción, no Paraguai, formando um eixo estratégico na região metropolitana de Assunção.