Por que o Piauí é o próximo destino imperdível do turismo nacional? Fetur 2025 aponta a resposta
por Carlos Lustosa Filho – especial para o DIÁRIO DO TURISMO*
Feira destaca potencial turístico do estado e promove experiências imersivas com programação diversificada.
Gravada em 1972, a música “Take Me Back to Piauí”, do humorista e compositor Juca Chaves, foi uma resposta irônica ao sucesso “País Tropical”, imortalizado na voz de Wilson Simonal. Ao evocar o Piauí como contraponto à imagem idealizada do Brasil “abençoado por Deus e bonito por natureza”, a canção expunha desigualdades e denunciava o apagamento de regiões marginalizadas. Mais de meio século depois, o estado apresenta avanços sociais significativos, mas ainda luta por maior reconhecimento nacional e internacional. É nesse contexto que surge a Feira de Turismo do Piauí (Fetur), aberta nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções de Teresina, com a proposta de projetar o Piauí como um dos destinos turísticos mais promissores do país.

Maior evento do setor já realizado no Piauí
Idealizada pela Fecomércio Piauí, Sesc e Senac; com apoio do Sebrae, e patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste, a feira reúne agentes de viagens, operadores, representantes institucionais, jornalistas especializados e entusiastas do turismo.
De acordo com o curador da Fetur, Alex Albuquerque, esse é o maior evento do setor já realizado no Piauí. “Nós temos uma prospecção muito boa, estandes de outros estados, cidades de todo o Piauí. Estamos mostrando nosso potencial turístico para o Brasil”, descreve.
Ele acrescenta que se fizeram presentes vários presidentes de entidades nacionais como Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (Abptur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Abrastoa), Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Ansetur), Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Uma prova do trabalho de articulação feito pelos organizadores. “Estamos trazendo mais de quinze agentes de viagens de vários estados, operadoras de turismo, como CVC, Azul Viagens, Masterop, Orinter, além de grandes revistas nacionais de turismo como Diário do Turismo, Mercado & Eventos, Panrotas. Então, é um momento de acreditar que o Piauí pode atrair mais turistas, mais visitantes”, empolga-se Albuquerque, que também é presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Piauí (ABBPTur-PI).

Integração
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou da abertura da Fetur e destacou a importância do evento como uma plataforma de promoção econômica e valorização das riquezas do estado. Segundo ele, o evento “enaltece as belezas do Piauí, mas, sobretudo, gera negócios e oportunidades nessa indústria que é uma das que mais geram emprego e renda no mundo”. Ele reiterou que o turismo é uma diretriz estratégica de sua gestão e citou o trabalho articulado do atual secretário do Turismo, Daniel Oliveira, e do ex-secretário Zé Neto, que continua colaborando na área.
O governador também destacou que o estado tem investido em promoção, infraestrutura e acessibilidade para os destinos turísticos. “É fundamental garantir que esses destinos sejam acessíveis pela malha aeroviária e rodoviária”, pontuou. Ele mencionou alguns polos prioritários como o litoral, a Serra da Capivara, a região das cachoeiras, além do turismo histórico e religioso.
Denis Cavalcante, presidente da Fecomércio destacou que a é um marco para o setor. “O Piauí possui vasto potencial e uma diversidade de atrativos naturais e culturais, mas ainda carece de uma mudança cultural. É necessário que todos – empresários, trabalhadores do setor, entidades associativas e, principalmente, o poder público, passem a encarar o turismo como uma verdadeira fonte de renda, geradora de empregos e arrecadação de impostos. Potencial nós temos, e muito. Equipamentos — me referindo a belezas naturais, a pontos turísticos — nós temos de sobra”, diz, confiante.


Rodadas de negócios, palestras e capacitações
A programação desta quinta-feira (8) contou com uma série de atividades voltadas à qualificação dos participantes e à troca de experiências entre os profissionais do setor. Entre os destaques do palco principal, nomes de grande relevância no cenário nacional do turismo. Bárbara Blaudt Rangel, coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Ministério do Turismo; Guilherme Paulus, fundador da CVC e um dos maiores empresários do ramo no país; Pedro Cypriano, sócio-diretor da Noctua Advisory e especialista em hospitalidade e Marta Poggi, consultora internacional em turismo digital.
No Auditório Cajueiro, o público teve acesso a capacitações sobre os principais polos turísticos do estado, com foco no desenvolvimento de roteiros, promoção de eventos e comunicação turística. Já na Sala Guará, mesas-redondas reuniram entidades e especialistas para debater políticas públicas e valorização dos profissionais de turismo.

Programação da Fetur
A Fetur proporciona experiências além da feira, como city tours em Teresina para operadores, jornalistas e convidados, explorando marcos históricos, a ponte estaiada e o bairro Poti Velho, berço da lenda do Cabeça de Cuia. A partir desta sexta-feira, dia 9, dois famtours levarão visitantes ao Delta do Parnaíba e à Serra da Capivara, reforçando o apelo do Piauí como destino de natureza e cultura.

*O DIÁRIO participa com mídia convidada
LEIA TAMBÉM:
Fetur Piauí 2025: feira reforça potencial turístico do estado e destaca atrações naturais