A primeira capacitação voltada à criação de uma grande rede de trilhas no Estado de São Paulo foi realizada nesta segunda-feira (12), em formato virtual. O encontro foi promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens, em parceria com a Fundação Florestal e a Rede Brasileira de Trilhas. Ao todo, 266 participantes de mais de 40 municípios estiveram presentes, reunindo lideranças das principais regiões turísticas e articulando ações para fortalecer e expandir o setor em todo o território paulista.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o encontro virtual tratou da importância da governança dos circuitos de trilhas, da sinalização uniformizada e do uso de unidades de conservação para esta atividade. A coordenadora de Turismo, Ana Clemente, da Setur-SP, apresentou iniciativas da Secretaria ligadas ao tema, como o cicloturismo e a certificação de atividades ligadas ao turismo de aventura, como rafting e rapel. Também abordou o crescimento de rotas de peregrinação; o avanço de setores como a observação de aves; o turismo de mergulho, além da divulgação de materiais promocionais, como guias temáticos e conteúdos audiovisuais.
O Estado de São Paulo se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. Com uma área que abriga quase um terço da Mata Atlântica do país, o estado oferece um conjunto de trilhas que atraem turistas em busca de contato com a natureza, aventura e bem-estar. “As trilhas ajudam a manter a conservação do meio ambiente e a divulgar atrativos naturais dos destinos, valorizando tradições e incentivando o desenvolvimento de práticas sustentáveis”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.
Entre as trilhas mais visitadas, destaque para as do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), localizado no sul do estado, entre Apiaí e Iporanga; as do Parque Estadual da Serra do Mar, com vistas panorâmicas e contato direto com a natureza; além das do Parque Estadual do Jaraguá, na capital paulista, com a trilha até o Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade, com vista privilegiada da região metropolitana.