Na tarde desta terça-feira, 14 de maio, o setor de gastronomia paulistano se reuniu para uma edição especial do EmDiaCom Bares e Restaurantes, promovido pelo Visite São Paulo Convention Bureau em parceria com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
REDAÇÃO DO DIÁRIO (Fotos Felipe Maresca – DT)
O evento, realizado na sede da Abrasel, na Rua Itápolis, 1.468, no Pacaembu, reuniu empresários e representantes institucionais para uma tarde de trocas estratégicas, painéis relevantes e networking qualificado.
Abertura reuniu lideranças do turismo e da gastronomia
A abertura institucional ficou a cargo do presidente executivo do Visite São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, ao lado de Ana Cristina Clemente, coordenadora Estadual de Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Ambos reforçaram a importância da colaboração entre entidades e poder público para o fortalecimento do setor, que representa um dos pilares do turismo na capital paulista.
“A proposta é unir os associados das entidades e mostrar o potencial da cidade para a realização de eventos e outras ações conjuntas”, informou Toni Sando. Sando também apresentou rapidamente o selo do Made in SP, proposta conjunta com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo que será detalhada durante a 9ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo marcada para o dia 30 de maio.



Segurança urbana e tecnologia em foco
Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação do Projeto Smart Sampa & Segurança Pública, conduzido por Leandro William de Souza, coordenador do programa pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. A iniciativa destacou ações que integram tecnologia e segurança nos ambientes urbanos, com impacto direto nos estabelecimentos gastronômicos e turísticos da cidade.
De acordo com ele, hoje são 20 mil câmeras espalhadas pela cidade. O Smart Sampa, que usa inteligência artificial para fazer reconhecimento facial, identificação de placas de veículos e cerca virtual para impedir invasões em áreas pré-determinadas, tem como principais objetivos utilizar as câmeras para prevenir e inibir crimes e proporcionar rápida respostas aos eventos ocorridos. Entre seus principais resultados, ressaltou os mais de 1,1 mil pessoas foram presas após terem sido reconhecidas pelas câmeras e cerca de 2,4 mil foram presos em flagrante.


As diretoras do VSPCB Elenice Zaparolli, da área de Eventos, e Kelly Oliveira, da área administrativa-financeira, apresentaram o calendário de eventos da entidade e as oportunidades que garantem ao segmento de bares e restaurantes. Depois de informar que, no ano passado, foram cadastrados mais de 5,3 mil eventos, salientaram que a expectativa para 2025 é que o número atinja 6 mil.
Ações institucionais e avanços da Abrasel
O representante da Abrasel, Percival Maricato, apresentou as ações em andamento da entidade e os esforços de articulação junto ao poder público. Entre os temas abordados, estiveram questões regulatórias, oportunidades de capacitação e estratégias para aumentar a competitividade dos bares e restaurantes no cenário local.



Oportunidades futuras e momento de confraternização
A programação também contemplou uma atualização sobre o calendário de eventos previstos para São Paulo e suas implicações para o segmento gastronômico. Ao final, os participantes desfrutaram de um animado happy hour com pizza, promovendo integração e fortalecendo os laços entre os associados das entidades envolvidas.