A South African Airways (SAA) deu um passo decisivo para consolidar sua presença no mercado brasileiro. Após retomar os voos diretos entre São Paulo e a África do Sul no fim de 2023, a companhia aérea pretende operar sete frequências semanais até o final de 2025 — um voo por dia conectando os dois países. A expansão, segundo Gabriel Vasconcellos Gomes, Country Manager da SAA no Brasil, representa uma resposta direta à crescente demanda de passageiros brasileiros interessados em destinos africanos.
“Percebemos que os voos atuais já têm uma ocupação bacana, mas para termos um produto mais competitivo e atrativo ao público brasileiro, precisamos de mais assentos”, afirmou Gabriel, durante entrevista concedida ao DIÁRIO DO TURISMO, durante a Africa’s Travel Indaba 2025, em Durban.
*Por Vinicius Siruli, direto de Durban – Especial para o DIÁRIO
Conectividade reforçada
Atualmente, a SAA opera quatro voos semanais com partida do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Às segundas e quintas, os voos são para Joanesburgo; às terças e sábados, para a Cidade do Cabo — essa última considerada uma das rotas mais promissoras da malha aérea da empresa.
“A Cidade do Cabo tem uma conexão direta com o gosto do turista brasileiro”, afirmou Gabriel. “É um destino versátil: oferece praias, aventura, gastronomia, vinícolas e paisagens únicas — tudo isso com um tempo de voo de apenas sete horas.”
A companhia sul-africana é atualmente a única a operar voos diretos entre São Paulo e Cidade do Cabo, o que, segundo a direção da empresa, fortalece sua posição estratégica na rota.

Planos além do eixo Rio-São Paulo
Concentrada, neste momento, no eixo Rio-São Paulo, a companhia já avalia a ampliação para outras regiões do Brasil, como o Nordeste — com destaque para Fortaleza — e o Sul, onde busca presença em feiras de turismo como a Festuris.
“Queremos levar a África do Sul para outros públicos. O Brasil tem um enorme potencial emissor de turistas interessados em experiências novas, e a África do Sul tem tudo para atender a essa expectativa”, destacou o executivo.
A SAA firmou ainda parcerias importantes com companhias como a Gol Linhas Aéreas, permitindo conexões em todo o território nacional e para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. A integração entre os programas de milhagem Smiles (Gol) e Voyager (SAA) também facilita o acúmulo e resgate de pontos por parte dos passageiros.
Escritórios e ações no Cone Sul
A atuação da SAA não se limita ao Brasil. A empresa também mantém escritórios comerciais em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). A estratégia é ampliar o relacionamento com operadoras e agências de turismo em todo o Cone Sul.
“Temos visitado parceiros, reativado relações comerciais e participado de eventos regionais para garantir que a SAA seja lembrada como a principal via de acesso ao sul do continente africano”, disse Gabriel Gomes.
Além disso, a SAA desenvolve ações conjuntas com a South African Tourism no Brasil, a fim de reforçar a imagem da África do Sul como destino turístico completo — uma alternativa viável e acessível frente a opções mais tradicionais como Europa e Estados Unidos.

Sustentabilidade das rotas e olhar para o futuro
Um dos desafios citados pela direção da companhia é equilibrar o fluxo de turistas entre os dois países.
“É fundamental que as rotas sejam sustentáveis. Para isso, estamos trabalhando também com a Embratur e outras entidades brasileiras, no sentido de fomentar o turismo de entrada de sul-africanos no Brasil”, comentou o executivo.
A expansão da malha aérea da SAA não para por aí. A companhia já opera rotas para Namíbia, Tanzânia e Ilhas Maurício — esta última uma concorrente direta das Maldivas. Entre as novidades, está também a rota Joanesburgo–Austrália, que oferece a melhor conexão entre o Brasil e o país da Oceania via África.
A mensagem é clara: a SAA está de volta
A participação da SAA na Africa’s Travel Indaba reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro.
“Não dá para pensar em África do Sul e não pensar na South African Airways”, concluiu Gabriel, em tom confiante.
Nos bastidores da feira, a percepção é clara: a companhia aérea sul-africana voltou a apostar no Brasil como mercado prioritário. O objetivo, agora, é transformar essa retomada em crescimento contínuo e sustentável.
Para mais informações sobre voos, destinos e reservas, acesse: www.flysaa.com
*O repórter Vini Siruli viajou a convite da South African Tourism, representada pela Business Factory e Índigo Hotelaria – O repórter viaja com Seguro GTA.